Corrente do bem

No Outubro Rosa, comerciantes e empresários aderem campanhas em prol do tratamento de câncer de mama realizado no Hospital de Base

 

        Comerciantes e empresários de Rio Preto se uniram numa corrente do bem em prol do tratamento e prevenção do câncer de mama, realizados no complexo hospitalar da Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto), de São José do Rio Preto (SP).

        A campanha “Porcentagem do Bem”, do setor de Alianças Estratégicas da Funfarme, visa criar uma poderosa rede de apoio e solidariedade feminina, promovendo um efeito multiplicador para conscientizar e incentivar o maior número possível de mulheres a realizarem a mamografia, exame essencial na prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

        Desde 2016, a empresária Janaína Aparecida Soares Corsini, proprietária da Madalê Gelato Artesanal, transformou a campanha “Outubro Rosa” em uma oportunidade de contribuir financeiramente com o custeio do serviço médico realizado pelo sus (Sistema Único de Saúde). Durante os 31 dias do mês de outubro, o consumidor que comprar um sorvete com casquinha cor de rosa doa R$ 1 para o ICA (Instituto do Câncer) do Hospital de Base.

        Neste ano, a Madalê inovou com a borda cor de rosa, que também garante R$ 1 para as pacientes em tratamento. Portanto, o consumidor pode contribuir com até R$ 2 por sorvete, desde que seja com casquinha e borda na cor da campanha.

        “É muito gratificante participar do projeto ‘Porcentagem do Bem’, especialmente porque percebemos que muitas pacientes e seus acompanhantes aproveitam o tempo de espera entre uma consulta ou exame para tomar um sorvete na Madalê. Além de ajudar a passar o tempo, é uma forma de aliviar a dura realidade vivida por quem enfrenta a doença”, afirma Janaína.

        O câncer de mama é o mais diagnosticado entre as mulheres no mundo, com estimativa de 2,3 milhões de novos casos em 2024, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, são mais de 66 mil casos novos por ano, o que representa cerca de 30% dos diagnósticos de cânceres femininos.

        “A doença é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil. E a mamografia é o principal aliado para identificar alterações antes que sejam palpáveis”, destaca a médica mastologista Silvia Aparecida Perea, do Hospital de Base de Rio Preto.

        O HB registrou diminuição de 10% no número de pacientes do SUS que fizeram mamografia no seu serviço, nos últimos cinco anos. Se em 2019, 6.152 pacientes realizaram o exame preventivo, no ano passado foram 5.553, ou seja, 599 a menos. “A partir dos 40 anos de idade, as pessoas precisam fazer o exame anualmente. A detecção precoce pode aumentar significativamente as chances de o tratamento do câncer de mama ser bem-sucedido. Estudos mostram que a mamografia reduz a mortalidade por câncer de mama em até 40%”, destaca Dra. Silvia.

Porcentagem do bem

        Assim como a Madalê Gelato Artesanal, outros estabelecimentos comerciais de Rio Preto fazem parte desta corrente do bem. Ainda no setor alimentício, a população pode ajudar comprando no Laticínios São José. A cada quilo de muçarela fatiada, R$ 1 é destinado ao ICA.

        Já no setor de moda, a campanha se estende aos consumidores da Ótica Suéne, Use Íses Lingerie e My Closet. “A campanha ‘Porcentagem do Bem’, em parceria com empresários e comerciantes, estimula a população a ajudar as mulheres que lutam contra o câncer de mama. É muito simples ajudar. Basta o consumidor escolher o comércio parceiro para comprar o que precisa, seja um sorvete ou um quilo de muçarela, um óculo ou um carro, por exemplo. São produtos que a pessoa já iria adquirir e ela não vai gastar nada a mais para ajudar”, explica Rafael Albiero, gestor de Captação de Recursos da Alianças Estratégicas do Complexo Funfarme.

        “Não importa se o consumidor vai comprar carro zero quilômetro, alugar uma quadra de areia ou apenas fazer a sobrancelha ou micropigmentação, sempre é possível escolher um estabelecimento parceiro da Alianças Estratégicos e contribuir com o atendimento médico realizado no Hospital de Base”, orienta Albiero.

        O HB possui uma das maiores infraestruturas do Estado, dispondo atualmente de dois aparelhos de mamografia de tecnologia avançada e tem investido constantemente na estrutura para diagnóstico e tratamento do câncer.

Funfarme, o maior produtor SUS do Brasil

        Um dos maiores e mais importantes complexos hospitalares do Brasil e instituição de saúde que mais presta atendimentos ao SUS no Brasil, a Funfarme é referência para o atendimento de mais de 1,5 milhão de habitantes dos 102 municípios da região noroeste do Estado de São Paulo, sob a jurisdição do DRS 15 (Departamento Regional de Saúde de Rio Preto).

        A Fundação rio-pretense é referência em neurocirurgia pediátrica e de adulto, transplante de medula óssea pediátrico e de adulto, obstetrícia e cirurgias gerais de crianças, em especial, oncológicas e cardíacas. Um de seus centros de saúde, o Hospital de Base de Rio Preto é hospital escola da Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto), uma das mais conceituadas instituições de ensino médico do país.

        A Funfarme é uma fundação filantrópica ligada à Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto) e reúne o HB (Hospital de Base), o HCM (Hospital da Criança e Maternidade), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro, a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Também estende sua atuação na gestão de outras unidades, incluindo a unidade Lucy Montoro e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Fernandópolis, o Hemonúcleo de Catanduva e unidades de teleatendimento e consultorias remotas.

Alianças Estratégicas

        Com o objetivo de auxiliar no custeio e manutenção da medicina de alta performance oferecida pelo complexo hospitalar da Funfarme, a Alianças Estratégicas da Fundação é o departamento responsável por firmar as parcerias entre a instituição com empresas, instituições privadas, pessoas físicas, parlamentares e políticos das esferas municipal, estadual e federal para captar recursos que garantam investimentos em inovações, alta tecnologia e melhorias e ampliações na infraestrutura das unidades da instituição. Desta forma, o complexo hospitalar da Funfarme tem condições de aprimorar ainda mais o atendimento e serviços de excelência à população do noroeste paulista e de todo o Brasil.

Onde ajudar

Bem Choque-Rei Arena

Benitiz Ramos

Dona Lolla

Ísis Lingerie

Karla TI

Lá Brizza

Laticínios São José

Led Mídia

Madalê Gelato Artesanal

Mila Gomes

My Closet

Nissan Ville

Óticas Suélen

Remolli Moda Masculina

Renault Ville

Santo Santo Santo

Sentirmi

Sincomerciários

Sol Esmalteria

Turbo Dog

(Fonte: Assessoria de Imprensa do HB)