Crimes cibernéticos têm 660 policiais civis na operação

      Na manhã dessa quinta-feira (30/novembro) a Polícia Civil deflagrou uma grande operação para combater os crimes cibernéticos em vários estados brasileiros.  
        Denominada Operação Interestadual Cyberconnect, a ação está sendo coordenada pelo Deinter-5, regional de São José do Rio Preto, com participação da Polícia Civil de todo estado de São Paulo e também do Mato Grosso, Tocantins e Paraná. Ao todo, são 660 policiais, em 300 viaturas espalhados por 27 municípios, cumprindo 167 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão.
         O objetivo da ação é apresentar a sociedade e ao demais órgãos da justiça criminal, respostas a esse novo fenômeno criminal que atinge não só a região como todo o país, que são os crimes cibernéticos.
         A Polícia Civil, através de ações de inteligência policial e investigação criminal, promove uma análise qualificada dos dados sobre os crimes eletrônicos na região, mas que se conectam com ilícitos de todos os Estados da Federação.
        Três mil vítimas identificadas foram alvo de dezenas de organizações criminosas que à distância retiram o patrimônio, projeto de vida e, por consequência, a dignidade de pessoas.
         Os criminosos utilizam de engenharia social para ludibriar vítimas de golpes, levando famílias e empresas à falência. São crimes de estelionatos, extorsões, furtos mediante fraudes entre outros que, com a utilização da internet, têm feito vítimas de todas as classes sociais.
        São 50 inquéritos policiais na região de Rio Preto, mas com centenas de vítima espalhadas além da região, em todo território nacional. A operação irá conectar as provas e fazer com que as evidências sejam compartilhadas.

(Fonte: Dhoje Interior/Danielle Molnar)