Deic prende mais 5 mulheres ligadas ao tráfico em Rio Preto

Com a 2ª fase da ação, já são 14 mulheres presas; investigação mira facção que controlava o tráfico e está ligada a uma série de assassinatos no bairro João Paulo II

        Na manhã dessa terça-feira (21/outubro) a Polícia Civil de Rio Preto prendeu mais cinco mulheres , durante a segunda fase da Operação Armagedon, batizada de “Megido: O Cerco”. A ação é coordenada pela 3ª Delegacia de Homicídios da Deic (Divisão Especializada em Investigações Criminais) e tem como alvo uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e a homicídios ocorridos na região do bairro João Paulo II.

       Com as prisões desta manhã, o número total de mulheres detidas chega a 14, todas apontadas como integrantes ou colaboradoras do grupo criminoso. A primeira fase, chamada Armagedon – “A Batalha”, foi deflagrada na semana passada e havia resultado na prisão de nove mulheres e no cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão.
        Nesta nova etapa, os policiais cumpriram cinco mandados de prisão temporária e cinco de busca domiciliar, com apoio das equipes da Dise, GOE e Seccold. Durante as buscas, uma das investigadas também foi presa em flagrante por tráfico de drogas, após ser surpreendida com porções de cocaína embaladas e prontas para venda.

        Segundo o delegado Roberval Macedo, responsável pela operação, todas as cinco mulheres que eram alvos da ação foram encontradas e presas. “Eram cinco alvos e todos foram capturados. Além da prisão temporária, em um dos imóveis encontramos porções de drogas embaladas e prontas para venda. Nesse caso, além da prisão temporária, também foi lavrado flagrante por tráfico”, explicou o delegado.

        As mulheres presas nesta fase, conforme Roberval, têm o mesmo perfil das da primeira operação, com idades entre 20 e 40 anos, e algumas são companheiras de homens que comandavam o tráfico na região e hoje estão presos. 

        “Novamente, é o mesmo perfil. Algumas têm vínculos familiares com traficantes já presos e todas atuavam na compra, venda e distribuição de drogas na região do João Paulo II”, afirmou.
        De acordo com o delegado, o grupo mantinha uma estrutura organizada e hierarquizada de comércio de entorpecentes. “O tráfico era realizado em dois pontos do bairro, de forma estruturada. Elas participavam de todas as etapas, desde a compra até a distribuição das drogas”, explicou Roberval.
        Além das prisões, a Polícia Civil apreendeu drogas, um simulacro de arma de fogo e vários aparelhos celulares, que devem ajudar a avançar nas investigações.
        As mulheres presas terão prisões temporárias de 30 dias, que podem ser prorrogadas por mais 30, conforme a necessidade das investigações. “Encerrado o inquérito, será representado pela prisão preventiva e encaminhado ao Judiciário”, completou o delegado.
        A Operação Armagedon segue em andamento e, segundo a Polícia Civil, representa o cerco aos remanescentes da facção criminosa responsável por execuções e pela disputa por pontos de venda de drogas, conhecidos como “Pit Stop” e “Dragão Norte”. 
        “Dentro do prazo da primeira operação, conseguimos reunir novas informações que nos levaram a esta segunda fase, que foi totalmente bem-sucedida”, finalizou Roberval Macedo.

(Fonte: Jornal Dhoje Interior – Danielle Molnar – Fotos: Divulgação Policia Civil)