Dilma Rousseff é reeleita para presidência do Banco dos Brics

        A ex-presidente Dilma Rousseff anunciou neste domingo (23/março) que foi reeleita para um mandato de cinco anos à frente do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), conhecido como Banco dos Brics. A aprovação para o cargo foi unânime, segundo Dilma, e ocorreu durante a reunião anual do Fórum de Desenvolvimento da China, em Pequim.

       A Rússia já havia manifestado apoio à reeleição de Dilma, com o presidente Vladimir Putin elogiando o trabalho e as “realizações” da ex-presidente brasileira. O mandato atual de Dilma terminaria em 06/julho deste ano.

        Dilma também informou que se recuperou de uma inflamação do nervo vestibular, que a levou a uma internação de uma semana no final de fevereiro. Ela assumiu a presidência do NDB em abril/2023.

        O Banco dos Brics financia projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

        Durante o Fórum de Desenvolvimento da China, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, defendeu a abertura de mercados para combater a “crescente instabilidade e incerteza” no cenário global, em uma aparente referência às tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos.

(Fonte: Gazeta Brasil)