Dona de lanchonete é alvo de racismo em clube tradicional
Uma mulher de 53 anos, dona de uma lanchonete instalada no interior de um clube tradicional localizado na avenida Alberto Andaló, em São José do Rio Preto (SP), acusa um dos sócios do centro de lazer de alto padrão de ofendê-la com comentários racistas. O caso foi registrado no último sábado (30/setembro), como injúria racial.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Central de Flagrantes, a vítima informou que o homem pediu três doses de vodka e um de morango e, quando entregou as bebidas, o suspeito se irritou, questionando “o que era aquilo e se era aquilo que ela apresenta”. O homem também teria pegado os copos em frente a todos e derrubado as bebidas no chão.
Ainda segundo o registro policial, o homem teria feito escândalo e iniciado xingamentos com palavrões, além de ofender a mulher com palavras racistas, como: “negra suja, ordinária, desqualificada, incompetente”, além de outras palavras absurdas.
Ele também teria questionado como uma pessoa negra poderia estar naquele clube.
Após o fato, a vítima disse que se sentiu humilhada e constrangida, extremamente abalada psicologicamente.
O caso será investigado. A reportagem do jornal Gazeta de Rio Preto tentou falar com um representante do Clube, mas não foi atendido. O espaço segue aberto.
(Fonte: Gazeta de Rio Preto)