Equipes atrasaram resgate após trem parado na linha férrea bloquear acesso ao local de acidente que provocou morte de delegado

       As equipes de resgate enfrentaram um atraso de 15 minutos para chegar ao local do acidente que provocou a morte do delegado de polícia, após um trem ficar parado na linha férrea e bloquear o acesso. O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira (1º/abril), em Fernandópolis (S).

        Valter Ananias Costa, 71 anos, perdeu o controle da viatura em uma curva e bateu contra uma árvore na vicinal. Ele foi encontrado preso às ferragens pelo dono de uma propriedade rural e morreu no local com a viatura ficar completamente destruída.

        Segundo apurado pela TV TEM, as equipes de resgate do Sanu (Serviço de Atendimento Móvel Urgente) ficaram paradas e só prosseguiram depois de uma intervenção da Polícia Militar, que entrou em contato com o maquinista.

        Em entrevista à TV TEM, o coordenador do Samu, Adler Roberto Brito, disse que a equipe pediu que fosse retirado o trem, já que o cruzamento é a única via de acesso à vicinal que liga Fernandópolis a São João das Duas Pontes (SP), local do acidente.

        “Para nós que estamos indo salvar vidas, é um tempo gigantesco. O tempo parece que dobra, triplica, a gente fica ansioso para aquele atendimento logo. Para nós, ficou prejudicado, pois a gente não sabe o que a equipe poderia fazer até aquele momento [com a vítima]”, afirma o coordenador.

        Em nota, a Rumo, locomotiva responsável pelo trem, informou que a ação faz parte dos procedimentos de segurança operacional. Neste caso, a empresa disse que o maquinista não tinha outra alternativa senão proceder com a parada para garantir a segurança e a continuidade da operação ferroviária.

        “A empresa lamenta o eventual transtorno causado no trânsito e a coincidência da manobra no mesmo horário da ocorrência médica”, finaliza a nota.

        Já a prefeitura lamentou a intercorrência e disse que pediu à locomotiva responsável a transposição da linha férrea.

        Valter iniciou a carreira como delegado na década de 1980 e trabalhava como assistente na Seccional de Fernandópolis, além de ser responsável pela delegacia em São João das Duas Pontes.

        O corpo dele foi enterrado no Cemitério Municipal de Fernandópolis nesta terça-feira (02/abril), às 10h30. A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente.

(Fonte: G1 São José do Rio Preto e Araçatuba)