Esta é a desaprovação do governo Lula, segundo pesquisa AtlasIntel

A mais recente pesquisa divulgada nesta terça-feira (08/julho) pela AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg e o Latam Pulse, mostra que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue acima da aprovação, embora tenha registrado leve queda no último mês.
De acordo com o levantamento, 51,8% dos brasileiros desaprovam a gestão petista, uma redução de 1,9 ponto percentual em comparação com a pesquisa anterior. Já o índice de aprovação subiu de 45,4% para 47,3% no mesmo período. Outros 0,9% dos entrevistados não souberam responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30/junho/2025, com 2.621 entrevistas coletadas por questionários on-line. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Quando questionados sobre a avaliação do governo, os entrevistados foram ainda mais críticos:
– 51,2% classificaram a gestão como ruim ou péssima;
– 41,6% a consideraram ótima ou boa;
– 7,2% avaliaram como regular
Veja quem vence Lula em cenários de 2026
Os levantamentos divulgados nesta terça-feira (08/julho) pela AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg e a Latam Pulse, mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual cenário de 1º turno com os mesmos candidatos da eleição de 2022.
Mesmo inelegível, Bolsonaro teria 46,0% das intenções de voto, contra 44,4% de Lula, em um empate técnico dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. Ciro Gomes (PDT) aparece com 4,5%, e Simone Tebet (MDB) com 1,5%. Brancos e nulos somam 1,8%, e 1,6% disseram que votariam em outro nome daquela eleição.
A pesquisa foi realizada por meio de questionários on-line com 2.621 entrevistados, entre os dias 27 e 30/junho, com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
Lula lidera contra Michelle e Tarcísio
Em outros cenários testados, Lula aparece à frente de adversários que vêm sendo cotados como possíveis candidatos da direita. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula teria 44,6% dos votos, enquanto o paulista registraria 34,0%.
Num embate contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Lula também lidera, com 45,0%, ante 30,4% da presidente do PL Mulher.
Já em um cenário entre Tarcísio de Freitas e o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), há um empate técnico: o governador aparece com 34,0% e o ministro com 33,3%.
Simulações de 2º turno
Em uma eventual disputa de 2º turno, Lula venceria todos os adversários testados, com exceção de Jair Bolsonaro. O atual presidente superaria Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Eduardo Leite (PSD), Ratinho Jr. (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil).
O levantamento reforça que, apesar da inelegibilidade, Bolsonaro continua como principal nome da direita, enquanto Lula mantém vantagem sobre demais potenciais adversários em cenários alternativos.
(Fonte: Gazeta Brasil)