Estância de Turismo Olímpia está de luto, morre Benito Benatti

Olímpia (SP) se despede de um de seus maiores nomes. Faleceu aos 93 anos, na noite de quinta-feira (19/junho), às 20h00, o empresário Benito Benatti, fundador e Presidente de Honra do Thermas dos Laranjais. Ele estava internado em São José do Rio Preto para tratamento médico.
Mais do que um empreendedor, Benito foi um sonhador, em uma terra onde se buscava petróleo e encontrou apenas silêncio, ele enxergou uma fonte de esperança.
Onde outros viam um poço abandonado, Benito viu futuro. E assim começou a construir não apenas um parque, mas um novo destino para a cidade inteira.
Filho de Margarida e Giuseppe Valentino Baliano, nascido em 04/julho/1932, Benito Benatti adotou Olímpia como lar e missão. De uma autoelétrica a uma metalúrgica, com muita coragem de empreender até a ousadia de criar um dos maiores parques aquáticos do planeta, sua história se confunde com o próprio crescimento da cidade.
Foi em 1985 que ele iniciou a construção do que viria a ser o Thermas dos Laranjais, inaugurado em 1987. O que começou como um projeto modesto se transformou no parque aquático mais visitado das Américas e o 2º do mundo, responsável por sustentar mais de 10 mil famílias e posicionar Olímpia como referência internacional no turismo.
Mais do que cifras, o legado de Benito é feito de trabalho diário, visão de futuro, e amor profundo pela cidade. Ele caminhava entre as atrações do parque com olhos atentos e mente criativa, buscando sempre inovar, melhorar e fazer mais.
Nunca ocupou um cargo político, mas muitos o viam como um verdadeiro líder. Um “prefeito sem pasta”, como diziam. Seu impacto ultrapassou os limites do parque e chegou até o coração de cada olimpiense que encontrou ali dignidade, renda e esperança.
Ao saber da morte de Benito, o prefeito Geninho Zuliani declarou: “Um professor da vida, um mestre na arte da realização que nos deixou.”
O presidente da Câmara Municipal, Flávio Olmos, também prestou sua homenagem: “Nosso respeito, gratidão e eterna admiração por sua trajetória, que segue como inspiração para todos nós.”
Autoridades de todo o estado prestam homenagens ao fundador do Thermas, que foi sepultado na sexta-feira (20/junho).
“Hoje, o turismo de São Paulo amanheceu de luto. Perdemos Benito Benatti, um dos maiores heróis do nosso turismo”, declarou o governador na sexta-feira.
Tarcísio ressaltou que Benatti foi o idealizador do atualmente 2º parque aquático mais visitado do mundo e uma figura fundamental no desenvolvimento turístico de Olímpia e de todo o Estado de São Paulo. “Sua visão de futuro gerou crescimento, gerou desenvolvimento, gerou dignidade. É por isso que você vai estar eternizado na história, nas memórias, nos corações”, afirmou o governador, que manifestou solidariedade aos familiares e destacou que a obra de Benatti “é eterna”.
A repercussão da morte do empresário mobilizou autoridades de diferentes esferas. O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, definiu Benatti como “um gigante do turismo brasileiro” e ressaltou que sua visão transformou Olímpia em um dos principais destinos do país, inspirando uma nova geração de empreendedores.
“Mais do que construir um parque aquático, ele ajudou a construir um novo capítulo na história do turismo nacional. O Brasil perde um de seus maiores precursores. Seu legado é eterno”, declarou Lucena.
“Visionário e incansável, Benatti transformou sonhos em realidade, gerando oportunidades, progresso e esperança para toda a região. Seu legado vai muito além do turismo: é exemplo de coragem, empreendedorismo e amor por Olímpia”, afirmou o secretário.
O deputado estadual Itamar Borges também se manifestou, ressaltando que “seu trabalho e dedicação colocaram Olímpia no mapa do Brasil, e seu legado permanecerá vivo”, frisou Itamar.
O prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, decretou luto oficial de sete dias e publicou uma homenagem emocionada ao empresário. “Não nos despedimos apenas de um homem, nos despedimos de um sonhador que ousou acreditar quando quase ninguém acreditava”, declarou o prefeito, que destacou o impacto transformador de Benatti na cidade.
O setor privado também prestou homenagens. Jorge Noronha, presidente do Thermas dos Laranjais, definiu Benatti como “um mestre silencioso, que ensinava fazendo. Tudo o que construímos até hoje tem as mãos dele, e tudo o que continuarmos construindo seguirá com sua essência. Seu legado é eterno”, afirmou Noronha.
A Unimed Olímpia, por meio de nota, lamentou o falecimento de Benito Benatti. “Sua trajetória deixa um legado de desenvolvimento, turismo e orgulho para a cidade que ajudou a transformar com coragem, trabalho e dedicação, inspirando gerações. Aos familiares, amigos e a todos os moradores de Olímpia, a Unimed Rio Preto expressa suas mais sinceras condolências”, afirmou Marcelo Lúcio de Lima, presidente da cooperativa.
Instituições locais como a Santa Casa de Olímpia e APAE também se manifestaram, destacando não apenas o legado empresarial, mas também a generosidade de Benatti em projetos sociais, como o Thermas Social, que destinou recursos para a área da saúde na cidade.
O velório foi realizado na Câmara Municipal de Olímpia até às 16h00 desta sexta-feira, e o sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal da cidade. As homenagens ao fundador do parque devem prosseguir nos próximos dias, com programação a ser divulgada pela família.
(Fonte: Regional 24 Horas)