Ex-governador de São Paulo, Fleury Filho, morre aos 73 anos por insuficiência cardíaca

     Nesta terça-feira (15/novembro), o ex-governador de São Paulo, Luiz Antônio Fleury Filho, morreu aos 73 anos. A informação foi confirmada pelo MDB nas redes sociais. O presidente do partido, Baleia Rossi, lamentou a perda: “Nossas condolências a familiares e amigos”.

      Fleury governou o estado de São Paulo durante os anos de 1991 e 1995.

     Nascido no dia 30/março/1949, em São José do Rio Preto. Além de governador de São Paulo, também foi deputado, promotor de Justiça e professor. Estava filiado ao MDB-SP.

     O velório será na Funerária Home, na Bela Vista. Não há confirmação se o corpo do político seria sepultado ou cremado e onde isso ocorreria.

Trajetória

     Aos 15 anos, Fleury Filho foi admitido, por concurso, na Academia da Polícia Militar de São Paulo, como aluno interno. Em 1973 formou-se em Direito pelas FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Na sequência, foi aprovado no concurso para a Promotoria Pública, após ter atuado por 9 anos à carreira de policial militar, chegando ao posto de tenente.

     Foi 1° vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público, primeiro vice-presidente da Confederação Nacional do Ministério Público e presidente da Associação Paulista do Ministério Público. Assumiu a Secretaria da Segurança Pública em 1987 e permaneceu nela até 1990.

     Em 1990, sob a legenda do PMDB, Fleury foi eleito governador. Uma eleição difícil contra nomes conhecidos como Mario Covas e Maluf, a primeira em dois turnos para o governo de São Paulo. O 2º turno foi contra Paulo Maluf. Fleury venceu.

(ffONTE: gAZETA DE rIO pRETO)