FIFA atualiza ranking e indica os 12 prováveis cabeças de chave da Copa do Mundo de 2026; veja a posição do Brasil

       A FIFA divulgou nesta quinta-feira (20/novembro) uma nova atualização do ranking mundial após o encerramento das Eliminatórias na Europa, África e Concacaf. A seleção argentina manteve o 2º lugar da lista, logo atrás da líder Espanha, posição retomada recentemente após perder o longo domínio do topo há alguns meses.

        O sorteio da Copa do Mundo de 2026, marcado para o dia 05/dezembro, em Washington (EUA), organizará as 48 seleções classificadas em quatro potes com 12 equipes cada. Caso os critérios tradicionais sejam mantidos, os cabeças de chave deverão incluir os três países-sede — México, Canadá e Estados Unidos — além das seleções mais bem colocadas no ranking: Espanha (1ª), Argentina (2ª), França (3ª), Inglaterra (4ª), Brasil (5º), Portugal (6º), Países Baixos (7º), Bélgica (8º) e Alemanha (9º). Essa posição garante que essas equipes não se enfrentem na fase de grupos.

        A circular oficial com as regras definitivas do sorteio ainda não foi publicada, mas o regulamento atual prevê que a definição dos cabeças de chave siga rigorosamente a posição das seleções no ranking mundial. Por serem anfitriões, México, Canadá e Estados Unidos já têm posições definidas nos grupos: A1, B1 e D1, respectivamente.

Alemanha sobe no ranking; Itália cai e perde vaga entre cabeças de chave

        A nova atualização trouxe mudanças importantes. A Alemanha ganhou posições e passou a ocupar o 9º lugar, o que deve assegurar sua presença entre os cabeças de chave. A Itália, por outro lado, caiu da 10ª para a 12ª colocação após sofrer uma dura derrota para a Noruega por 4 a 1. Assim como nas últimas duas edições, a Azzurra tentará a vaga no Mundial por meio da repescagem, depois de ter ficado fora das Copas de 2018 e 2022.

        Croácia e Marrocos também avançaram uma posição cada, ocupando agora o 10º e o 11º lugares. Os croatas chegam embalados pela campanha como semifinalistas no Catar, enquanto os marroquinos seguem em destaque após o histórico 3º lugar no Mundial de 2022.

Datas e grupos da Copa do Mundo de 2026

        O México liderará o Grupo A e será responsável pela partida de abertura no dia 11/junho, no Estádio Azteca. O Canadá comandará o Grupo B e disputará o terceiro jogo do torneio. Já os Estados Unidos serão os líderes do Grupo D e entrarão em campo no quarto jogo da competição, marcado para 12 de junho.

Repescagem internacional definirá duas vagas restantes

        A atualização do ranking também organizou o cenário da repescagem internacional, que ocorrerá entre 23 e 31/ março/2026. Serão seis seleções na disputa:

– Bolívia (CONMEBOL)

– Nova Caledônia (Oceania)

– República Democrática do Congo (África)

– Iraque (Ásia)

– Jamaica e Suriname (Concacaf)

        As quatro seleções com pior classificação no ranking jogarão semifinais entre si. Os dois países mais bem colocados avançam diretamente às finais e enfrentarão os vencedores dessas semifinais. As duas seleções que vencerem as finais garantirão vaga no Mundial.

        Com base no ranking atualizado, Iraque (57º) e República Democrática do Congo (60º) estão entre os melhores posicionados e já aguardam nas finais. Jamaica (68ª), Bolívia (76ª), Suriname (126º) e Nova Caledônia (150ª) disputarão o primeiro estágio.

        O sorteio da repescagem internacional e da repescagem europeia será realizado nesta quinta-feira (27/novembro), às 13h00 (CET), na sede da FIFA em Zurique, com a presença de nomes históricos como Karembeu, Materazzi e Dahlin.

        Sorteio da Copa de 2026 ainda não teve formato detalhado

        Até o momento, a FIFA não divulgou como será o primeiro sorteio de uma Copa do Mundo com 48 seleções. A entidade informou que publicará uma circular detalhando todas as regras nas próximas horas, já que o sorteio oficial dos grupos acontecerá no dia 05/dezembro, no Kennedy Center, em Washington D.C., a partir das 14h00 (horário da Argentina).

O RANKING DA FIFA ENTRE AS 42 SELEÇÕES JÁ CLASSIFICADAS PARA A COPA DO MUNDO

    1 – Espanha
2 – Argentina
3 – França
4 – Inglaterra
5 – Brasil
6 – Portugal
7 – Países Baixos
8 – Bélgica
9 – Alemanha
10 – Croácia
11 – Marrocos
13 – Colômbia
14 – Estados Unidos*
15 – México*
16 – Uruguai
17 – Suíça
18 – Japão
19 – Senegal
20 – Irã
22 – Coreia do Sul
23 – Equador
24 – Áustria
26 – Austrália
27 – Canadá*
29 – Noruega
30 – Panamá
34 – Egito
35 – Argélia
36 – Escócia
39 – Paraguai
40 – Tunísia
42 – Costa do Marfim
50 – Uzbequistão
51 – Catar
60 – Arábia Saudita
61 – África do Sul
66 – Jordânia
68 – Cabo Verde
72 – Gana
82 – Curaçao
84 – Haiti
86 – Nova Zelândia

(Fonte: Gazeta Brasil)