FIFA define distribuição dos times para o Mundial de Clubes 2025
A FIFA confirmou a distribuição dos 32 times classificados para o Mundial de Clubes de 2025 nos quatro potes. Cada grupo será composto por quatro equipes e não poderão estar na mesma chave times da mesma confederação.
O River Plate será cabeça de chave, enquanto o Boca Juniors estará no 3º pote. O sorteio acontecerá na quinta-feira (05/dezembro/2024), em Miami.
Aprovada a prova de River Plate para o Mundial de 2030 após receber a final da Copa Libertadores.
O Inter Miami CF será o anfitrião da partida inaugural da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, que será realizada no Hard Rock Stadium, na Flórida. O torneio, que na sua primeira edição será realizado inteiramente nos Estados Unidos, ocorrerá a cada quatro anos e segue o modelo da Copa do Mundo de seleções, consolidando-se como um evento global que definirá o melhor time do mundo.
A competição acontecerá entre 15/junho e 14/julho/2025. Os vencedores receberão um troféu desenhado pela Tiffany, uma peça banhada a ouro 24 quilates que representa tanto a universalidade quanto o legado do futebol.
A competição terá uma estrutura composta por oito grupos de quatro equipes, com jogos em turno único. Os dois melhores de cada grupo avançarão para as oitavas de final. Na fase eliminatória, se o placar permanecer empatado após os 90 minutos regulamentares, haverá prorrogação. Se a igualdade persistir, a decisão será feita por pênaltis. Importante destacar que não haverá disputa pelo 3º lugar.
O sorteio, que ocorrerá em Miami, tem o objetivo de garantir equilíbrio competitivo e diversidade geográfica na fase de grupos. Os times foram classificados nos potes com base no seu desempenho e nas classificações de suas respectivas confederações.
O Pote 1 inclui os clubes mais destacados da Europa e da América do Sul, como Manchester City, Real Madrid e CR Flamengo.
O Pote 2 reúne os outros clubes europeus, enquanto os Potes 3 e 4 incluem representantes da Ásia, África, América do Norte, Central e Caribe, além do representante da Oceania e do time anfitrião.
Durante o sorteio, serão aplicadas restrições para evitar que mais de um time da mesma confederação fique no mesmo grupo, com exceção da UEFA, que tem 12 representantes. Além disso, os times do Pote 1 serão automaticamente alocados na primeira posição de seus grupos, enquanto os clubes americanos Inter Miami CF e Seattle Sounders FC ocuparão automaticamente a 4ª posição nos grupos A e B, respectivamente, por questões logísticas.
O calendário completo dos jogos será divulgado após o sorteio, levando em consideração fatores esportivos, logísticos e as necessidades de transmissão global. Os fãs poderão obter mais informações sobre o torneio e a venda de ingressos no site oficial da FIFA.
Critérios de distribuição dos clubes nos potes
Os 32 times classificados foram distribuídos em quatro potes de oito equipes cada. No Pote 1 ficaram os quatro clubes mais bem classificados da UEFA e os quatro melhores da CONMEBOL. No Pote 2, estão os oito times restantes da UEFA. No Pote 3, foram alocados os dois melhores da AFC (Ásia), dois da CAF (África), dois da Concacaf (América Central e Caribe) e dois restantes da Conmebol. Por fim, o Pote 4 inclui os dois clubes restantes da AFC, dois da CAF, dois da Concacaf, o representante da OFC (Oceania) e o time anfitrião, Inter Miami.
Distribuição dos potes para o Mundial de Clubes
– Pote 1: Manchester City (Inglaterra), Real Madrid CF (Espanha), FC Bayern München (Alemanha), Paris Saint-Germain (França), CR Flamengo (Brasil), SE Palmeiras (Brasil), CA River Plate (Argentina), Fluminense FC (Brasil);
– Pote 2: Chelsea FC (Inglaterra), Borussia Dortmund (Alemanha), FC Internazionale Milano (Itália), FC Porto (Portugal), Atlético de Madrid (Espanha), SL Benfica (Portugal), Juventus FC (Itália), FC Salzburgo (Áustria);
– Pote 3: Al Hilal (Arábia Saudita), Ulsan HD (Coreia do Sul), Al Ahly FC (Egito), Wydad AC (Marrocos), CF Monterrey (México), Club León (México), CA Boca Juniors (Argentina), Botafogo (Brasil);
– Pote 4: Urawa Red Diamonds (Japão), Al Ain FC (Emirados Árabes Unidos), Espérance Sportive de Tunisie (Tunísia), Mamelodi Sundowns FC (África do Sul), CF Pachuca (México), Seattle Sounders FC (Estados Unidos), Auckland City FC (Nova Zelândia), Inter Miami CF (Estados Unidos).
(Fonte: Gazeta Brasil)