Funfarme inaugura Núcleo de Telessaúde ampliando os atendimentos de pacientes do SUS

      A Funfarme (Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) inaugurou, nesta quinta-feira (10/abril) a sede do Núcleo de Telessaúde, com os objetivos de ampliar o acesso dos pacientes do SUS às ações e serviços de saúde e, consequentemente, aumentando os atendimentos.

        O evento contou com a presença de Ana Estela Haddad, secretária de Seidigi/MS (Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde), e teve como principal foco os avanços do Projeto Integral de Saúde Digital, que promete transformar o atendimento à população por meio da telessaúde.

        A secretária do Ministério da Saúde destaca o protagonismo da Funfarme na saúde, motivo que levou a ser um dos 27 núcleos de telessaúde do Brasil. “Este complexo hospitalar, referência para 2 milhões de pessoas, é fundamental para este projeto pela sua grande expertise, pela excelência e pelas diversas especialidades que possui como, por exemplo, a neurocirurgia, o Hospital da Criança e Maternidade, o Lucy Montoro. Com isso, pode oferecer suporte especializado para todo o país. O Hospital de Base pode ser uma das referências nacionais para oferta de atenção especializada”, afirma Ana Estela.

        O serviço, que surgiu durante a pandemia de Covid-19, foi implementado pela instituição em 2022, com a inauguração de Polos Avançados de Teleconsultas. Dois anos depois, devido ao sucesso do projeto, houve a Criação do Núcleo Técnico Científico de Saúde Digital, consolidando o Eixo Interno, conforme Portaria Nº 12/2024.

        Ao todo, foram realizados 25.478 teleconsultas no período entre janeiro/2024 a março/2025, a pacientes do complexo hospitalar da Funfarme que residem em Aspásia, Dolcinópolis, José Bonifácio, Mira Estrela, Mesópolis, Monte Aprazível, Nipoã, Paranapuã, Santa Albertina, Santa Fé do Sul e Santana da Ponte Pensa.

        O atendimento à distância é ágil e eficaz, evitando o deslocamento do paciente até Rio Preto para consultas simples, como análise de resultados de exames, troca de receita médica, pedido de exames ou encaminhamento para especialistas.

        A inauguração da sede do Núcleo de Telessaúde vem contemplar a ampliação do Serviço de Saúde Digital, que passa a operar em cinco eixos: Interno (local), Regional, Nacional, Inovação e Formação. 

        Com o objetivo de aumentar a resolubilidade interna dos serviços de saúde, a meta da Funfarme é 36 mil teleconsultas por ano. Atualmente, 45 equipes médicas e multiprofissionais atuam no Ambulatório Geral e no HB, realizando teleconsultas para atender a uma demanda crescente de pacientes. O Ambulatório, que realiza cerca de 480 mil atendimentos anuais de forma presencial, tem o objetivo de aumentar ainda mais a oferta de teleconsultas, a fim de reduzir as filas de atendimento e os deslocamentos desnecessários de pacientes.

        Maria Regina Jabur, superintendente Assistencial da Funfarme, destaca a importância dessa iniciativa para a saúde pública. “Nós trabalhamos com o cuidado da saúde, mas também com ensino e pesquisa. É fundamental que ampliemos nossas ações, sempre com base nesses três princípios. O nosso impacto é ser um complexo de excelência, contribuindo para a melhoria da saúde do país. Apesar de sermos fortes na região, entendemos que precisamos contribuir para a melhoria dos serviços de saúde em nível nacional”, afirma Maria Regina.

        “Muitas vezes, a pessoa só precisa de uma opinião, ou tem uma doença crônica e precisa de um acompanhamento a longo prazo. Mas nem sempre a pessoa tem recursos para todos esses deslocamentos. Então, a teleconsulta complementa o atendimento presencial. Funciona muito bem porque reduz o deslocamento e, ao mesmo tempo, amplia o acesso às ações e serviços de saúde”, explica a secretária Ana Estela Haddad.

        “A teleconsulta pode ser usada para fazer um primeiro acolhimento, para entender o problema do paciente, para fazer um reiteramento entre uma consulta presencial e outra e, às vezes, até um diagnóstico. Hoje, com a tecnologia e uma série de equipamentos portáteis de telediagnóstico, é possível fazer o diagnóstico a distância dos casos, reduzindo as filas e diminuindo o tempo de espera, que são ações prioritárias do Governo Federal através do Programa Mais Acesso a Especialistas”, explica a secretária.

Eixos Regional e Nacional

        No eixo regional, a Funfarme já iniciou atendimentos por meio de Teleinterconsultas em parceria com os municípios de Jaci, Uchoa, José Bonifácio e Potirendaba. A previsão é expandir para 30 municípios nos próximos meses.

        No eixo nacional, o Ministério da Saúde fará a indicação para atendimentos especializados nas áreas de cardiologia com risco cirúrgico, cuidados paliativos e escoliose pediátrica, após a implantação do projeto.

        As teleinterconsultas visam fornecer suporte aos médicos da Atenção Primária, permitindo que tirem dúvidas e conduzam os casos clínicos com o auxílio de especialistas. Com isso, a Funfarme busca garantir uma conduta mais assertiva dos profissionais e evitar deslocamentos desnecessários de pacientes graves que necessitam de atendimento especializado.

Formação

        Outro importante serviço dentro do Núcleo de Saúde Digital é a teleducação. Nesse formato, serão oferecidas aulas virtuais para os profissionais de saúde das cidades parceiras dos eixos regional e nacional, com o objetivo de capacitar os médicos em áreas sensíveis da atenção primária à saúde.

        A primeira trilha educacional será voltada para a cardiologia, com conteúdos essenciais para aprimorar a atuação dos médicos da Atenção Primária.

        A iniciativa do Núcleo de Telessaúde da Funfarme reflete um passo importante no fortalecimento da saúde digital no país, promovendo a ampliação do acesso a serviços de saúde especializados e contribuindo para a redução de desigualdades no atendimento aos pacientes do SUS.

        “Estou muito feliz de estar inaugurando o Núcleo de Telessaúde, de Saúde Digital do Hospital de Base, porque vocês têm um potencial muito grande. Adorei os cinco eixos: Local (Interno), Regional, Nacional, Inovação e Formação. Hoje, a rede brasileira de telessaúde está com mais ou menos 27 núcleos. E o Hospital de Base está entre esses 27”, comemora Ana Estela Haddad.

       Potirendaba é uma das 4 cidades incluídas no projeto do governo federal. Maria Aparecida Perin (foto com a secretária Ana Estela), de 72 anos, moradora de Potirendaba, é uma das milhares de pessoas já beneficiadas pela telessaúde da Funfarme nos últimos anos.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Fubfarme)