Funfarme realiza o ECIP, maior evento de oncologia do Estado

Dessa quinta-feira a sábado (23 a 25/março), reunindo alguma das maiores referências do Brasil

     Já consolidado como um dos maiores congressos de oncologia do Estado, ECIP concentrará mais de 800 profissionais de saúde para debaterem novas técnicas e tecnologias no tratamento do câncer

     Começa nesta quinta-feira (23/março), o 5º ECIP (Encontro de Cancerologia no Interior Paulista), realizado pela Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto) em conjunto com o 12º Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária. Juntos, eles formam o maior evento de oncologia do interior de São Paulo, que irá reunir mais de 800 profissionais da oncologia. Eles assistirão a palestras ministradas por algumas das principais referências da especialidade do Brasil e do exterior até o próximo sábado (25/março).

      Neste ano o evento contará também com atividades multidisciplinares, voltadas a profissionais de enfermagem, psicologia, medicina, hematologia, nutrição e fonoaudiologia, todos relacionados ao tratamento de pacientes oncológicos. O evento será realizado no Centro de Convenções da Famerp.

     “O ECIP ajuda a consolidar Rio Preto como grande polo de referência para tratamento oncológico. Com o evento, queremos melhorar ainda mais as técnicas e conhecimentos dos profissionais da área, além de capacitar e inspirar também jovens que estão em formação”, afirma o presidente da comissão organizadora do 5º ECIP, Dr. Stephano Nunes Lúcio.

     Um dos destaques desta quinta-feira (23/março), é a palestra da nutricionista oncológica Micheline Teresa Pires de Souza, que falará sobre a importância do planejamento nutricional, que é crucial no sucesso de cirurgias oncológicas. Segundo a especialista, o êxito deste tipo de procedimento pode ser impulsionado através de alimentações balanceadas, tanto no pré quanto no pós operatório.

     “Para atingir o melhor resultado, é necessário avaliar diversos fatores nutricionais, que dependem das características fisiológicas de cada tipo de paciente. A análise desses fatores, através de novas abordagens clínicas, serão enfoque da apresentação”, afirma a nutricionista Micheline Teresa.

     No HB Onco o cuidado nutricional do paciente já é realizado, desde o pré-operatório para otimizar o estado nutricional em virtude das demandas da lesão cirúrgica, e continua no pós-operatório para manter ou recuperar o estado nutricional com objetivo apoiar a cicatrização de feridas, melhorar a resposta imune e facilitar a recuperação funcional.

Entre os principais cuidados nutricionais estão:

  • Orientações verbais e impressas com objetivo de engajar o paciente sobre a adesão a terapia nutricional durante a trajetória cirúrgica;
  • Ajustes dietoterápicos nos hábitos alimentares que consiste, geralmente, em uma dieta rica em proteína e com adequação no consumo de energia, além de recomendar vitaminas e minerais em quantidades adequadas por meio da indicação de alimentos específicos e/ou suplementos nutricionais.

     Evento abordará novidades no tratamento de câncer de mama e novas técnicas de imunoterapia

     Outras grandes apresentações também farão parte do 5º ECIP. Na sexta-feira (24/março), o oncologista clínico Dr. Antonio Carlos Buzaid apresentará uma de suas principais pesquisas sobre um novo medicamento inovador chamado “trastuzumabe deruxtecana”. O remédio age sobre a proteína HER2, uma das principais vias de estímulo para proliferação celular responsáveis por causar o câncer de mama.

     Na sequência, a apresentação ministrada pelo oncologista clínico Dr. Carlos Henrique dos Anjos, abordará novas evidências em tratamentos mamários combinados, ou seja, que une dois ou mais tipos de modalidades de terapia oncológica, como radiocirurgia, cirurgia ou radioablação, junto a tratamentos com medicação.

No sábado (25/março), o médico oncologista do HB Onco, Dr. João Daniel Guedes, abordará a eficácia de imunoterapias, que ajudam o sistema imunológico a identificar as células defeituosas que causam o câncer. A técnica muda a forma como o tratamento pode ser conduzido e pode aumentar a qualidade de vida dos pacientes.

     Além disso, o urologista oncológico Dr. Stenio Cássio Zequi também fecha o último dia de evento, abordando tratamento de pacientes que perderam a bexiga devido a tumores. Serão debatidos os prós e contras da técnica de bricker (que consiste no uso bolsa de urostomia) e da neobexiga (quando é construída uma nova bexiga com o uso de parte do intestino delgado).

     Esses são alguns dos diversos temas abordados na 5º edição do ECIP. A programação completa está disponível no site https://ecip.com.br .

Horário das apresentações:

– Quinta-feira: 08h30 às 10h00 – Módulo multidisciplinar // Apresentação às 09h00 às 09h20 Planejamento nutricional e seu impacto em cirurgia oncológica. Palestrante: Micheline Pires (SP)

– Sexta-feira: Módulo Mama – 08h00 às 12h00

Apresentação às 08h45 às 09h00 Câncer de mama HER-2 low: como manejar. Palestrante: Antonio Carlos Buzaid (SP);

Apresentação às 09h00 às 09h15 Controvérsias no câncer de mama metastático: doença oligometastática e oligoprogressão. Palestrante: Carlos Henrique dos Anjos (SP);

– Sábado: 10h15 às 12h00 – Módulo Urooncologia // Apresentação às 10h15 às 10h30 Bricker ou neobexiga? Vantagens e desvantagens em 2023. Palestrante: Stenio Cassio Zequi (SP);

13h00 às 15h00 – Módulo Oncoginecologia // Apresentação às 14h10 às 14h30 Mudanças no paradigma terapêutico dos cânceres ginecológicos através da imunoterapia. Palestrante: João Daniel Cardoso Guedes .(SP)

(Fonte: Assessoria de Imprensa do HB)