Golpe em food truck gera prejuízo de quase R$ 700
Um empresário autônomo, proprietário de um food truck de comida japonesa em São José do Rio Preto, registrou neste domingo (29/dezembro), uma ocorrência de estelionato após acumular um prejuízo de R$ 687,30 em pedidos realizados por uma cliente. O golpe envolvia a apresentação de comprovantes falsos de pagamento via Pix.
Segundo o boletim de ocorrência, o comerciante relatou à polícia que a situação mais recente ocorreu na noite de domingo, quando a cliente fez um pedido no valor de R$ 93,90 e, em seguida, informou que havia transferido erroneamente R$ 193,90, pedindo a devolução dos R$ 100 a mais por Pix. Ela enviou um comprovante da suposta transação para justificar a solicitação.
Desconfiado, o empresário verificou sua conta bancária e constatou que nenhum valor correspondente havia sido creditado. Ao consultar seu histórico de extratos, descobriu que a mesma cliente havia feito outros três pedidos nos dias 07, 19 e 26 do mesmo mês, totalizando R$ 687,30, sem que nenhum dos pagamentos tivesse efetivamente caído em sua conta.
Até então, os pedidos haviam sido entregues normalmente, sem que o proprietário percebesse o golpe, pois em todas as compras a cliente enviou os comprovantes de Pix e ele não verificou se tinham sido realmente creditados em sua conta. Porém, ao confirmar que nenhum dos pedidos anteriores haviam de fato sido pagos, ele confrontou a cliente sobre os valores pendentes. Momento em que ela tentou cancelar o pedido mais recente, que já estava em rota de entrega.
Quando o entregador chegou ao endereço informado, ninguém atendeu ao interfone, e a cliente deixou de responder às mensagens e chamadas telefônicas.
O empresário, que possui comprovantes enviados pela cliente e os extratos bancários comprovando a ausência dos depósitos, registrou a ocorrência como estelionato e declarou sua intenção de representar criminalmente contra a autora.
O caso está sob investigação.
(Fonte: Jornal Dhoje Interior/Daniella Molnar)