Grupo de deficientes visuais se reúne para doar sangue no Hemocentro de Rio Preto
Deficientes visuais que estudam no Instituto dos Cegos de São José do Rio Preto se mobilizaram e participaram de uma campanha de doação de sangue no Hemocentro da cidade na quinta-feira (10/outubro).
No total, 15 membros do instituto participaram da ação. Além dos alunos, alguns profissionais também doaram. Segundo estimativa do Hemocentro, o sangue coletado na campanha pode salvar até 60 vidas.
Julia Ramos, psicóloga do instituto, conta que a ideia surgiu após eles descobrirem, pela internet, que os estoque de sangue estavam abaixo do ideal.
“Eu percebi que eles sempre postam alertas nas redes sociais quando estão com o estoque baixo e, dessa vez, percebi que todos os tipos sanguíneos estavam com o estoque baixo. Devido a isso, já incentivei tanto os alunos e profissionais que doaram na última vez, em maio, e convidei novas pessoas para participarem, para gente conseguir salvar mais vidas”, conta Julia.
Alguns dos alunos já praticavam o gesto de amor e generosidade. É o caso do Adelmo Rezende, doador recorrente. “Eu sou doador desde 2010, há 14 anos. Gosto muito de vir aqui a cada 4 ou 5 meses, fazer a minha parte, ajudar o próximo e a mim também.”
O Hemocentro divulgou, através das redes sociais, a atual realidade do banco de sangue. Os tipos sanguíneos que estão em falta são: O+, B+, AB+, O-, A-, B- e AI-.
Em Rio Preto, o Hemocentro fica localizado na avenida Jamil Feres Kfouri, número 80, bairro Jardim Panorama. É possível doar em todos os dias da semana das 7h00 às 13h00. O agendamento é feito, durante o horário de expediente, por meio do telefone (17) 3201-5151 ou pelo WhatsApp (17) 99623-9985.
Já em Catanduva (SP), o Hemonúcleo está localizado na rua 13 de Maio, número 974, bairro Centro. É possível doar de quarta-feira a domingo das 7h00 às 13h00. O agendamento é feito pelo telefone (17) 3522-7722 – ao longo do horário de funcionamento.
(Fonte: G1 São José do Rio Preto e Araçatuba)