HB realiza ação de conscientização pelo Outubro Rosa na Zona de Meretrício de Rio Preto
O HB (Hospital de Base de Rio Preto) realizou na tarde de quarta-feira (16/outubro), uma ação de conscientização sobre câncer de mama na Zona de Meretrício. O evento é parte das ações de Outubro Rosa da instituição e teve como objetivo conscientizar uma das populações mais vulneráveis da sociedade sobre o diagnóstico precoce e a importância dos exames anuais.
Na ação, profissionais de saúde da Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto) percorreram a região e conscientizaram a população local sobre a doença, junto a distribuição de materiais informativos sobre a importância do autocuidado.
Durante esse trabalho, os profissionais fizeram ainda agendamentos de exames de mamografia no HB para as mulheres da região.
“A nossa campanha neste ano, ‘Por Todas Elas’, é para não deixar nenhuma mulher de fora. Já é o terceiro ano em que fazemos essa ação na Vila Mayor, pois percebemos que as mulheres daqui possuem uma certa dificuldade em acessar esses serviços. O trabalho desenvolvido é o de conscientizar essa população sobre o Câncer de mama e agendar exames de mamografia no
HB, onde seguiremos nosso trabalho de assistência a essa população e, caso haja algum diagnóstico positivo, nós também vamos tratar. Ou seja, é aproximar essa população e não deixar ninguém de fora”, cita a Dra Silvia Perea, chefe do Serviço de Mamografia do Complexo Funfarme.
A campanha foi possível com o apoio da Secretaria de Saúde de Rio Preto e o trabalho continuo do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que toda quarta-feira leva a unidade móvel até a Vila Mayor e oferece serviços de atenção integral a saúde dessa população e prevenção de doenças, como HIV HIV, sífilis e hepatites virais.
“É uma ação contínua de muitos anos, que possibilita a criação de vínculo com essa população e a continuidade do cuidado. Hoje a Funfarme está vindo para fazer reforçar esse trabalho com a saúde da população local, fruto de uma parceria que já existe há alguns anos. Como a gente tem o vínculo com essa população e conhecemos as mulheres da faixa etária alvo da campanha, mais de 40 anos, ajudamos com esse vínculo e as incentivamos a fazerem os exames de prevenção”, cita a Maria Amélia Zanon Ponce da Rocha, coordenadora do Departamento da Atenção Especializada.
Hospital de Base e o Câncer de Mama
O Hospital possui uma das maiores infraestruturas do Estado, dispondo atualmente de dois aparelhos de mamografia de tecnologia avançada e tem investido constantemente na estrutura para diagnóstico e tratamento do câncer.
Apesar desta estrutura oferecida, o HB registrou diminuição de 10% no número de pacientes do SUS que fizeram mamografia no seu serviço, nos últimos cinco anos, o que demonstra a relevância da campanha “Por Todas Elas”. Se em 2019, 6.152 pacientes realizaram o exame preventivo, no ano passado foram 5.553, ou seja, 599 a menos.
“Este dado por si só mostra o quanto a campanha é pertinente. As pessoas precisam fazer o exame todo ano. A detecção precoce pode aumentar significativamente as chances de o tratamento do câncer de mama ser bem-sucedido. Estudos mostram que a mamografia reduz a mortalidade por câncer de mama em até 40%”, destaca Dra. Silvia.
“A mamografia, recomendada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos, é nosso principal aliado para identificar alterações antes que sejam palpáveis”, destaca a mastologista. “Além disso, realizar o autoexame das mamas regularmente pode ajudar a detectar mudanças, como nódulos ou alterações na textura, que devem ser avaliadas imediatamente por um médico”, completa.
(Fonte: Assessoria de Imprensa do HB)