Homenagem a Senhor Bom Jesus: romaria reúne mais de 20 mil fiéis

        No “Dia do Senhor Bom Jesus”, celebrado na terça-feira (06/agosto), mais de 20 mil fiéis da região de São José do Rio Preto e Nova Granada se reuniram no Santuário para a romaria até a Igreja de Bom Jesus dos Castores em Onda Verde.

        A tradição é seguida há mais de 100 anos por milhares de peregrinos. O percurso, de aproximadamente 18 quilômetros, foi feito pelo acostamento da Rodovia Transbrasiliana (BR 153), entre Rio Preto e Onda Verde, e do lado contrário de Nova Granada a Onda Verde.

        Por conta do grande fluxo de carros e caminhões, os peregrinos seguiram as recomendações dos policiais rodoviários. Durante o trajeto, alguns voluntários montaram barracas e ofereceram comidas e bebidas como forma de apoiar e incentivar os romeiros.

        A dona de casa, Viviane Ribeiro de Souza, trabalhou como voluntária e auxiliou com algumas doações. Ela é devota ao santo e aproveitou a ocasião para agradecer e retribuir as bênçãos alcançadas. “Eu e meus filhos fomos batizados pelo padroeiro, então começamos a fazer a caminhada. Depois que sofri um AVC, eu não pude mais fazer esse tipo de trajeto, mas faço o trabalho voluntário e doações” conta.

        A caminhada durou cerca de três horas e após chegarem ao fim da romaria, no ponto onde fica a igreja, eles foram agraciados com a imagem iluminada de Bom Jesus dos Castores.

        Para Zilda Maria de Oliveira, de 73 anos, a caminhada nunca foi um problema. Ela desempenha essa missão há 30 anos e com muito orgulho. “Eu venho para agradecer e gosto de fazer essa caminhada, traz um alívio pra mim”, revela.

        A imagem fica em uma capela que foi construída no século XX e se tornou um santuário que recebe, por ano, cerca de 60 mil pessoas.

        Ao terminarem a peregrinação, os fiéis podem tocar nas fitas que ligam à imagem do padroeiro, simbolizando o testemunho de fé, amor e devoção.

(Fonte: G1 São José do Rio Preto e Araçatuba)