Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile completa 3 anos com selo de qualidade da ONA

Mais de 186 mil atendimentos a toda população de Rio Preto
Com atendimento 100% gratuito a toda população de São José do Rio Preto, o Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile celebra em outubro três anos de funcionamento. A unidade é acreditada Nível 1 pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), certificação que reconhece instituições de saúde pela qualidade e segurança no atendimento.
Para celebrar todas as conquistas do Hospital Municipal durante os três anos de atendimento a todos os moradores de Rio Preto, uma solenidade foi realizada nesta terça-feira (21/outubro), no próprio hospital.
A ação contou com a presença do prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido; do secretário municipal de Saúde, Rubem Bottas; do diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio Ramalho e do diretor do Hospital Municipal, Dr. Marcelo Villaça e demais autoridades.
Desde a inauguração em 2022, o Hospital Municipal, sob gestão da Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto), consolidou-se como referência em média complexidade clínica e cirúrgica, concentrando atendimentos que antes estavam dispersos na rede municipal. Com 13 especialidades médicas, sendo 10 cirúrgicas, a unidade já realizou 186.807 atendimentos e mais de 25 mil cirurgias — metade delas oftalmológicas e a outra metade de especialidades como ortopedia, urologia, cirurgia geral, ginecologia e pediatria.
“O Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile se destaca como referência em qualidade, segurança e acolhimento, com atendimento 100% gratuito à população. É motivo de orgulho ver esse equipamento público alcançar o selo da ONA e ultrapassar 186 mil atendimentos, garantindo acesso digno e eficiente à saúde para todos os rio-pretenses. Minha gestão tem compromisso com a vida. Agradeço à equipe da Funfarme, aos profissionais de saúde e a todos que fazem parte dessa história de excelência. Seguiremos fortalecendo a rede municipal com tecnologia, humanização e resultados concretos para a população”, ressalta o prefeito Coronel Fábio Candido.
O diretor do hospital, Dr. Marcelo Villaça, destaca o Hospital Municipal ser referência em atendimento, qualidade e segurança na saúde. “Em pouquíssimo tempo conseguimos uma acreditação, hoje somos ONA nível 1 e é muito raro um hospital em tão pouco tempo ter uma acreditação dessa. A experiência da Funfarme em gestão e a alta qualificação de seus profissionais fazem com que o hospital seja considerado hoje um hospital de excelência”, afirma Dr Marcelo.
O secretário municipal de Saúde, Rubem Bottas, destaca o papel estratégico do Hospital Municipal na rede assistencial. “O Hospital Municipal é hoje um serviço de referência em qualidade, que se integra de forma essencial à rede de saúde do município. Ele amplia a capacidade de atendimento, organiza os fluxos assistenciais e contribui diretamente para que os pacientes recebam cuidados no tempo e no local adequados. Em apenas três anos, tornou-se um pilar importante da nossa rede, fortalecendo a oferta de serviços especializados e garantindo mais acesso e resolutividade para a população de Rio Preto”, afirma Bottas.
Apesar de estar localizado na região Norte, o HM atende pacientes de todas as regiões de Rio Preto, sendo 100% voltado ao SUS. O levantamento por geolocalização demonstra que moradores de todos os bairros da cidade são assistidos pela unidade, o que reforça seu papel como hospital de referência municipal e não apenas regionalizado.
Segundo Dr. Marcelo, a unidade tem contribuído diretamente para reduzir as filas e agilizar a assistência em Rio Preto. “Esses números traduzem a importância do Hospital Municipal para São José do Rio Preto, 100% SUS, atendendo a população de toda a cidade. Ele foi trazido como hospital da zona Norte e hoje temos bem caracterizado Hospital Municipal, porque todos os setores atenderam provavelmente todos os bairros de São José do Rio Preto. Não tem nenhum bairro que não foi atendido pelo hospital”, ressalta Dr Marcelo.
O diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio Ramalho, destaca o impacto da gestão integrada e a conquista para formar o Hospital Municipal em uma instituição de excelência. “O Hospital Municipal é motivo de orgulho para Rio Preto. Ele nasceu com a missão de ampliar o acesso à saúde e, em três anos, já se consolidou como um equipamento essencial para a cidade. A Funfarme tem grande satisfação em contribuir com essa história de cuidado e resultados”, finaliza Dr Horácio.
Humanização
Além de toda a estrutura física e de profissionais referência nas especialidades, o atendimento humanizado e a agilidade são também os diferenciais do Hospital Municipal, segundo os próprios pacientes.
O motorista Carlos Rodrigues, 59 anos, morador da Vila Azul, ressalta que em dois meses conseguiu fazer o agendamento e a cirurgia de catarata. Ele passou pelo procedimento e segue o acompanhamento. “Eu operei em um dia, voltei para casa e no outro já tinha uma consulta de retorno agendada. Aqui (no HM) tudo foi muito bom desde a hora que você chega até a hora que você sai, muito bem atendido. O sentimento que fica é que eles realmente ajudam quem precisa, porque aqui não tem custo. Para a gente que depende disso é muito bom”, diz o motorista.
Com uma infecção de urina, o professor aposentado Gerson Alves de Moraes, 87 anos, morador do Jardim Canaã, destaca o atendimento prestado. “O pessoal foi formidável e atenciosos. Tudo me chamou atenção. Encontrei aqui um hospital de primeiro mundo. Tenho sentimento de muita gratidão”, finaliza.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Funfarme)