Incêndio atinge antigo Museu da Casa Brasileira em São Paulo

       Um incêndio ocorreu na tarde deste sábado (05/outubro), no casarão que abrigava o antigo Museu da Casa Brasileira, localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, zona oeste de São Paulo. Até o momento, as causas do incêndio ainda não foram determinadas.

        Nove viaturas do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para atender à ocorrência e evacuar o local. Um trabalhador que estava no edifício apresentou dores na perna e foi encaminhado para o pronto-socorro do Hospital Campo Limpo, na zona sul da cidade.

        De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início por volta das 15h50. As equipes atuaram rapidamente para controlar as chamas. A corporação informou que o homem que se feriu estava trabalhando na área e que a equipe de resgate prestou assistência imediatamente.

        O Museu da Casa Brasileira, construído entre 1942 e 1945, era um importante espaço cultural que reunia itens históricos sobre a moradia no Brasil. Uma exposição em comemoração aos 30 anos do “Castelo Rá-Tim-Bum” estava programada para ser inaugurada na próxima quinta-feira (10/outubro).

        O incêndio afetou a estrutura tubular da exposição externa, mas não causou danos à estrutura interna do museu nem à montagem da exposição. Em nota, a Fundação Padre Anchieta informou que o lançamento da exposição foi suspenso e que todos os visitantes que adquiriram ingressos serão notificados sobre a nova data de abertura.

Eis o comunicado da Fundação Padre Anchieta:

“Informamos que na tarde deste sábado (5/10), a fachada da montagem da exposição Castelo Rá-Tim-Bum 30 anos, no Solar Fábio Prado, localizado em São Paulo, teve um incêndio. O local foi evacuado e não houve feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado, controlou as chamas e informou que a fachada e parte interna do Solar Fábio Prado não tiveram danos, assim como a estrutura do imóvel histórico.

O incêndio aconteceu na estrutura tubular da exposição do lado de fora do espaço físico do Solar Fabio Prado, que não sofreu danos em sua estrutura interna, bem como a montagem interna da exposição não sofreu danos.
Por enquanto, o lançamento da exposição que se iniciaria na próxima quinta-feira (10) está suspenso. Todas as pessoas que adquiriram ingresso até o momento serão informadas sobre a nova data de início da exposição.

(Fonte: Gazeta Brasil)