Intérprete de Libras acompanha parto e garante acessibilidade de paciente deficiente auditiva
Uma intérprete de Libras garantiu a comunicação e acessibilidade durante a gestação de uma deficiente auditiva. A profissional acompanhou Maria Fabiana Alves de Souza em todo o processo: desde o pré-natal até o parto que ocorreu na Santa Casa de São José do Rio Preto (SP), na terça-feira (04/julho).
“Nós fazemos toda a comunicação entre os profissionais e os pacientes, garantindo assim a acessibilidade e a compreensão dos tratamentos oferecidos”, explica Emily Ribeiro, intérprete da Secretaria Municipal de Saúde.
Maria Fabiana é do Acre e afirma que durante as gestações dos dois primeiros filhos, hoje com 7 e 14 anos, não recebeu este tipo de acompanhamento. Agora morando em Rio Preto, ela até sentiu o pequeno Miguel, que nasceu com 3,8 quilos e 49 centímetros.
Para isso, durante os exames, um monitor era encostado na paciente, que sentia a vibração do coração. “Nessa gravidez me senti muito segura com a presença da Emily, pois conseguia entender as consultas e também tirar minhas dúvidas”, conta Maria.
“Todo meu acompanhamento foi muito inclusivo e acessível. Me senti acolhida pelo trabalho da intérprete e dos profissionais que me ajudaram até esse momento.”
O serviço
O serviço de interpretação de Libras é oferecido pelo município há 12 anos. Atualmente, a assistência é realizada por duas intérpretes que acompanham os pacientes surdos por ligação de vídeo e de forma presencial durante todo tratamento.
(Fonte: G1 São José do Rio Preto e Araçaguba)