Quem está esperando temperaturas acima de 35 graus durante as férias de janeiro vai ter que esperar mais alguns dias. A previsão é de mais chuva e frio no Noroeste Paulista até o final de semana. O sol somente deve voltar a brilhar a partir da próxima segunda-feira (16/janeiro).

     Levantamento feito pelo Diário, com base em dados de temperatura registrados no termômetro da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), no bairro Eldorado, aponta que Rio Preto e registrou registrou a menor temperatura média dos últimos 10 anos para janeiro. Até então, a menor temperatura média de janeiro havia sido registrada em 2017, com 25,9 graus. Neste ano, a temperatura média é de 24 graus.

     Segundo Thiago Ferreira, meteorologista do IPMet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) da Unesp de Bauru, a explicação para o janeiro mais frio, em comparação com os outros anos, se deve à Zona de Convergência do Atlântico Sul, chamada de ZCAS pelos meteorologistas.

     “No inverno, as mudanças bruscas de temperatura, normalmente, são intituladas de frente fria, porque vem a chuva e depois a temperatura cai. No verão, quando comumente mais ocorre chuvas no estado de São Paulo, temos outros fenômenos meteorológicos que influenciam no índice de chuvas e na temperatura, como é o caso da ZCAS”, explicou Ferreira.

     A ZCAS consiste em uma zona de convergência de umidade sobre o Brasil, resultante da circulação de ventos de vários sistemas meteorológicos que atuam ao mesmo tempo. Consequentemente, essa umidade interfere no regime de chuvas e até na temperatura.

     “O mês de janeiro tende a ser o mês mais chuvoso. Inclusive, quando chove bem neste mês é um bom indicativo para as chuvas do resto do ano. Se não chove, a climatologia sabe que o período seco pode ser mais severo, pois não choveu o suficiente no início do ano”, explicou o meteorologista.

     Dados do Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) apontam para um acumulado de 83,2 milímetros de chuva em Rio Preto até a manhã desta segunda-feira (09/janeiro).

     A previsão é que nesta terça-feira (10/janeiro), a região de Rio Preto registre máxima de 28 graus e mínima de 21 graus. A temperatura deve passar dos 30 graus apenas na quarta-feira (11/janeiro), quando a previsão aponta para mínima de 21 graus e máxima de 31 graus.

Captação

      Após nova avaliação dos técnicos do Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto), a ETA (Estação de Tratamento de Água) Palácio das Águas, nesta segunda-feira (09/janeiro), voltou a captar água no lago 1 da Represa Municipal, em Rio Preto. A captação estava suspensa desde o último dia 30, após vazamento de gasolina em um posto de combustíveis nas proximidades.

     Segundo o Semae, não foi detectada qualquer alteração nos padrões físico-químicos da água captada. A Cetesb  (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) autorizou a retirada das barreiras de contenção instaladas na Represa Municipal.

     Cerca de 30 litros de gasolina foram lançados na Represa. No mesmo dia, os responsáveis pelo posto contrataram uma empresa especializada para limpeza e remoção de resíduos do local.

(Fonte: Diário da Região)