Janja chega à Rússia antes de Lula para celebrações do Dia da Vitória

        A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, desembarcou neste sábado (03/maio) em Moscou, na Rússia, seis dias antes da chegada oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para compromissos com o governo russo. A visita do presidente ocorre por ocasião das celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória, comemorado em 09/maio, data que marca a rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

        De acordo com informações do Palácio do Planalto, Janja chegou ao país por volta das 5h10 (horário local) e fez uma visita ao Kremlin, sede do governo russo e residência oficial do presidente Vladimir Putin. A presença da primeira-dama ocorreu a convite do governo da Rússia e antecede os compromissos oficiais da comitiva brasileira liderada por Lula.

       A partir do dia 8, Janja acompanhará o presidente em eventos diplomáticos e cerimônias oficiais previstas na agenda. Esta não é a primeira vez que a primeira-dama representa o Brasil em compromissos internacionais. Ela já participou da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, de uma reunião da ONU e de um encontro da aliança global contra a fome em Roma.

        A atuação de Janja em viagens oficiais tem gerado debate no meio político. Em março, a AGU (Advocacia-Geral da União) elaborou um parecer para esclarecer os limites e obrigações da função de primeira-dama. O documento, solicitado pelo Planalto, reconhece a posição como de interesse público e defende que o Estado deve arcar com os custos decorrentes de sua atuação, desde que haja transparência nas agendas e nos gastos.

        Na ocasião, o presidente Lula saiu em defesa da esposa: “Ela vai estar onde quiser, vai falar o que quiser e vai andar para onde quiser. É assim que eu acho que é o papel da mulher”, declarou o petista.

(Fonte: Gazeta Brasil)