Lula abre o jogo e indica Zanin na vaga do STF, diz Pacheco

     O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), afirmou, em entrevista nesta quinta-feira (1º/junho), que o advogado Cristiano Zanin será indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a vaga de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Pacheco ainda disse que se encontrou com Zanin na quarta-feira (31/maio) e que a indicação deverá chegar ao Senado nesta quinta-feira por meio de mensagem presidencial.

     Pacheco explicou que a mensagem com a indicação será encaminhada à CCJ, onde Zanin será sabatinado. Em seguida, o Plenário do Senado irá votar a indicação, possivelmente depois do feriado de Corpus Christi (8/junho).

     O presidente do Senado avaliou positivamente a indicação de Zanin, e apontou desafios que o advogado deverá enfrentar para conquistar o apoio dos senadores

     “Ele [Zanin] está animado, otimista, obviamente visitará os senadores para se apresentar, falar de seu passado, de seu perfil, dentro da normalidade de toda e qualquer indicação”, afirmou Pacheco.

Arcabouço fiscal

     Pacheco também indicou os próximos passos para a análise do arcabouço fiscal, constante no Projeto de Lei Complementar do arcabouço fiscal. O projeto será analisado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), onde terá o senador Omar Aziz (PSD-AM) como relator.

     “É muito importante entregar [o projeto] no decorrer de junho. Semana que vem tem feriado, é difícil ter a apreciação do arcabouço. Mas já na semana do dia 12 é muito importante que se iniciem os trabalhos na CAE. Votando na CAE, a gente leva imediatamente ao Plenário”, disse Pacheco.

(Fonte: Agência Senado/Gazeta de Rio Preto)

Da Redação

     È difícil entender que ocupar um cargo como juiz do STF (Supremo Tribunal Federal), o mais alto cargo da justiça, seja ocupado por uma pessoa de confiança e indicado pelo presidente da República.

     Não por ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seria por qualquer um no cargo de presidente da República.

     O certo nesse cargo de juiz do STF deveria ser através de uma concorrência em concurso e aquele que tiver maior aproveitamento nas notas, ocuparia a vaga.

Atualização 01/junho – 22h50

Jornalista da Globo é alvo dos lulistas

     A jornalista Miriam Leitão virou alvo de xingamentos por lulistas e ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Os ataques começaram após a colunista do jornal O Globo critica a indicação Cristiano Zanin Martins, a advogado de Lula (PT) para a cadeira de Ricardo Lewandowski, no STF (Supremo Tribunal Federal).

      Utilizando o “princípio da impessoalidade”, a jornalista disseca a ação do presidente Lula, mas poderia ainda ter mencionado o “princípio da moralidade na administração pública”.

     A colunista mencionou que a escolha do advogado de Lula para ocupar a vaga no STF era esperada, já que o presidente vinha sinalizando sua preferência e tentando perceber a opinião pública a respeito.

     Mas a escolha do advogado pessoal, a quem Lula tanto deve, é um precedente perigoso para a democracia brasileira. Zanin provou ser um excelente advogado. (…) Mas Zanin é advogado pessoal, tirou Lula da prisão e agora ele está na presidência. Isso quebra um dos princípios mais caros da administração pública: o da impessoalidade. Essa escolha, Lula faz não como presidente, mas como Luiz Inácio. É personalíssima”, escreveu Miriam Leitão

     Após a jornalista fazer crítica, ela se tornou alvo de ataques de apoiadores do presidente Lula nas redes sociais.

(Fonte: Gazeta Brasil)