Lula chora ao lado de Marina Silva na COP28
Neste sábado (02/dezembro) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou ao fazer um discurso ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em um evento sobre florestas na COP28, em Dubai.
Lula disse que a floresta “vem falar por si”. “Foram 28 edições da COP para que a floresta viesse falar por si só. Eu não poderia utilizar a palavra se eu tenho no meu governo uma pessoa da floresta. A Marina nasceu na floresta, se alfabetizou aos 16 anos. E eu acho que é justo que, para falar da floresta, em vez de falar um presidente que não é do estado da floresta, a gente ouví-la”, afirmou.
O petista também voltou a cobrar países ricos por investimento em preservação ambiental. “É a primeira vez que estamos dizendo que não basta evitar desmatamento. É preciso cuidar da floresta, das pessoas que moram na floresta e da biodiversidade. Isso custa muito dinheiro e os países ricos têm que ajudar a pagar essa conta”, disse.
Lula também considerou inaceitável que o fundo de US$ 100 bilhões contra o aquecimento global, determinado na COP21, não seja cumprido. “É inaceitável que, enquanto trilhões são gastos com guerra no mundo, os países ricos não cumpram a promessa de ajudar a preservar o meio ambiente”, afirmou.