Lula garante que Putin não será preso no Brasil, mesmo com mandado de prisão
Neste sábado (09/setembro) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não será preso caso visite o Brasil. O Brasil é signatário do Estatuto de Roma, que instituiu o Tribunal Penal Internacional, mas Lula disse que Putin só será preso caso haja autorização do governo brasileiro.
“Ninguém vai desrespeitar o Brasil. Se você prender alguém no Brasil sem a autorização do governo, você não vai estar respeitando o Brasil. As pessoas têm que levar a sério o Brasil e a sua independência”, afirmou Lula.
O presidente brasileiro falou sobre Putin ao ser questionado se espera que o colega russo vá ao Brasil no ano que vem para a cúpula do G20, que deve ser realizada no Rio de Janeiro. Lula disse que conta com a presença de Putin, que ele será bem-vindo e encontrará um ambiente pacífico.
“No Brasil, eles vão sentir um clima de paz. Vão sentir que nós gostamos de música, carnaval e futebol, mas também gostamos de tratar bem as pessoas. Eu acredito que o Putin pode ir tranquilamente ao Brasil”, completou Lula.
(Fonte: Gazeta Brasil)