Lula indica Jorge Messias para vaga de Barroso no STF

        O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (20/novembro) a indicação de Jorge Messias, atual AGU (advogado-geral da União), para assumir a vaga deixada pela aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso no STF (Supremo Tribunal Federal).

        O convite formal foi feito em encontro realizado no Palácio do Alvorada, pela manhã, e confirmado pelo Planalto.

        Barroso deixou a Corte em outubro, aos 67 anos, embora pudesse permanecer até os 75, encerrando um ciclo de 12 anos marcado por decisões importantes em direitos humanos, eleições e controle de constitucionalidade.

        Messias é o terceiro nome indicado por Lula ao STF no atual governo, após Flávio Dino, que assumiu em fevereiro/2024, e Cristiano Zanin, nomeado em agosto/2023.

        O advogado Messias possui ampla experiência na administração pública, incluindo atuação como chefe de assuntos jurídicos durante o governo Dilma Rousseff, e ocupa o cargo de AGU desde 2023.

        A indicação ainda precisará passar por sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal, em data a ser definida, e posteriormente ser aprovada pelo plenário da Casa, exigindo pelo menos 41 votos favoráveis entre os 81 senadores.

        Antes de definir Messias, Lula conversou com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que também era cotado para a vaga. O presidente manifestou preferência pelo AGU e reforçou apoio à eventual candidatura de Pacheco ao governo de Minas Gerais, afastando-o da disputa pela Corte.

Abaixo a nota oficial do Planalto:

        “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou nesta quinta-feira, 20/novembro, o nome do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso. A oficialização da indicação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

        Advogado-Geral da União desde 1º/janeiro/2023, Jorge Messias é graduado em Direito pela UFPE (Faculdade de Direito do Recife), mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela UnB (Universidade de Brasília) – 2018 e doutor pela mesma universidade (2023), onde lecionou como professor visitante.

        Foi subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Secretário de Regulação e Supervisão do Ministério da Saúde e Consultor Jurídico do Ministério da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também atuou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e na Procuradoria do Banco Central.

        A partir da indicação, o nome de Jorge Messias deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e aprovação pelo Plenário do Senado Federal”.

(Fonte: Gazeta Brasil)