Lula se manifesta após dizer que “Traficantes são vítimas de usuários de drogas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuou nesta sexta-feira (24/outubro) em relação à sua conversa fala sobre tráfico de drogas, feita durante entrevista a jornalistas em Jacarta, na Indonésia.
Horas após a declaração provocar uma forte reação da oposição, Lula usou seu perfil no X (antigo Twitter) para se retratar, afirmando que a frase foi “mal colocada”.
Mais cedo, ao comentar as ações dos Estados Unidos contra o tráfico internacional, Lula havia dito: “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”.
A declaração gerou críticas imediatas de políticos de oposição, que acusaram o presidente de “romantizar” o crime.
A Retratação no X
Em sua rede social, Lula tentou esclarecer sua posição, enfatizando seu histórico de combate ao crime organizado: “Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado.”
O presidente buscou justificar que as ações do seu governo são mais importantes do que as palavras. Ele citou medidas como a maior operação da história contra o crime organizado, o envio da PEC da Segurança Pública ao Congresso e os recordes na apreensão de drogas.
“Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado.”
A Polêmica Original e a Oposição
A declaração polêmica foi dada após Lula ser questionado sobre a comparação que o presidente Donald Trump fez dos cartéis latinos ao Estado Islâmico.
Na entrevista, Lula completou seu raciocínio sobre a troca entre oferta e demanda: “Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra. Tem gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”.

Entre as reações da oposição, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Calvacante (RJ), criticou: “É inacreditável. O homem que governa o país defende quem destrói famílias, quem enche os cemitérios e quem espalha violência nas ruas. O país precisa de justiça, não de romantização do tráfico”.
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou a fala ao dizer que “no ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG”, enquanto o senador Ciro Nogueira (PP-PI) ironizou a lógica do presidente: “Os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos, os estupradores são vítimas das violentadas e por aí vai”.

Lula segue em viagem à Ásia para a cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), que será realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, entre os dias 26 e 28.
(Fonte: Gazeta Brasil)









