Mais de 250 mulheres ganham dia de beleza em ação do ICA de Rio Preto pelo Outubro Rosa
O ICA (Instituto do Câncer) e a AVOHB (Associação de Voluntários do Hospital de Base de Rio Preto) promoveram na última segunda-feira (14/outubro), um dia de beleza e autocuidado especial no Teatro Municipal, localizado em frente ao Ambulatório de Especialidades do HB. A ação, que faz parte da campanha Outubro Rosa da Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto), ofereceu serviços de beleza gratuitamente, através da parceria firmada com a marca de cosméticos La’Brizza.
Ao longo do dia, 254 mulheres foram atendidas pelos serviços de manicure, design de sobrancelhas, corte, escova e hidratação. Segundo a presidente da AVOHB, Geane Prado, objetivo do evento foi o de proporcionar um dia de relaxamento em meio à um tratamento tão difícil como o câncer de mama.
“Se tratando de Outubro Rosa, pensamos em fazer algo voltado para a beleza, pois as mulheres que estão passando pelo tratamento de câncer passam por um tratamento difícil, que acaba afetando a questão emocional e de autoestima. Nós pensamos em promover um dia de cuidado especial para elas, para ajudar a levantar a autoestima e deixá-las ainda mais bonitas e se sentindo bem”, cita a presidente.
Durante o evento pacientes e ex-pacientes do Instituto do Câncer do HB deram depoimentos de conscientização sobre a importância de obter um diagnóstico precoce de câncer de mama, além de participar de palestras com mastologista, nutricionista, psicólogo e assistente social, que abordaram diferentes aspectos sobre a doença. “Neste ano, fizemos o evento fora do hospital, para conseguirmos atingir mais mulheres além das pacientes do ICA, para que quando elas se lembrarem do evento, pensem na importância do autocuidado e da prevenção”, finaliza.
A motorista de aplicativo, Daniela Renata Oliva, teve um diagnóstico de Câncer de Mama após sua médica solicitar a mamografia durante exames de rotina. “Receber o diagnóstico é assustador, demorei para entender o que estava acontecendo. O tratamento foi uma luta, eu fiz a mastectomia. Retirar a mama, por mais que não seja uma pessoa muito vaidosa, é muito difícil para a mulher. Você acaba ficando chocada, mas tudo passa, eu estou aqui para provar isso”, cita.
Hoje, Daniela está em remissão da doença e é um exemplo da campanha ‘Por todas elas’ da Funfarme, iniciativa que busca criar uma rede de apoio e solidariedade feminina, para conscientizar e incentivar o maior número possível de mulheres a realizarem a mamografia, exame essencial na prevenção e detecção precoce do câncer de mama. “Se não fosse a mamografia, eu não teria descoberto a doença cedo. Busco incentivar outras mulheres durante as corridas e conversar com as receberam um diagnóstico igual ao meu, pois muitas vezes elas estão em pânico. Eu falo que vai ficar tudo bem, que a luta é grande, mas que a gente consegue”, conta.
Durante a ação, Daniela aproveitou para ter um dia de beleza completo, passando por todas os serviços oferecidos. “Achei muito legal o evento, receber esse cuidado é como um abraço na gente, muito significativo. Mesmo que os dias sejam corridos, é essencial termos esse momento de cuidados com nós mesmos e tirar um tempinho para isso”, finaliza.
(Fonte: Assessoria do Hospital de Base)