Marcos Mion critica fala de Lula sobre pessoas com deficiência: “Absurdo”
Na sexta-feira (21/abril), o apresentador Marcos Mion usou seu perfil no Instagram para criticar uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre os deficientes intelectuais. Na quinta-feira (19/abril), ao comentar os atentados em escolas do País, Lula chegou a sugerir que pessoas com deficiência mental representariam riscos à segurança.
“A OMS sempre afirmou que na humanidade deve haver 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça”, disse Lula ao lado do ministro do STF Alexandre de Moraes em evento realizado em Brasília com ministros e governadores.
“Essa fala chocou todo mundo e foi considerada capacitista, que é um crime, por especialistas e por pessoas da comunidade atingida”, disse Marcos Mion, que tem um filho com autismo.
Marcos Mion ainda reagiu à referência de Lula a essas pessoas com o “problema de desequilíbrio de parafuso”.
“Temos de nos policiar, de aprender, de nos adequar. Isso não só é muito pejorativo, quanto incentiva outras pessoas que continuem usando esses termos, que precisam ficar no passado”, disse o apresentador.
(Fonte: Gazeta Brasil)