Medina estreia contra australianos na etapa do Taiti da WSL
Foram divulgadas nesta quinta-feira (03/agosto) as baterias da etapa de Teahupoo, no Taiti, a última da temporada regular da Liga Mundial de Surfe (WSL). Ao todo, seis brasileiros estarão em ação nos poderosos tubos da polinésia francesa.
A expectativa é grande para o desempenho dos surfistas João Chianca, Yago Dora e o tricampeão mundial Gabriel Medina. Ao contrário de Filipe Toledo, já classificado, os três precisam de bons resultados para garantir vaga no Finals em setembro – e nas Olimpíadas de Paris 2024.
A etapa do Taiti acontece entre os dias 11 e 20/agosto com acompanhamento em tempo real do GE e transmissão do Sportv. Destaque para os confrontos de Gabriel Medina e João Chianca. Medina, campeão da etapa em 2014 e 2018, terá pela frente dois adversários australianos na estreia, Connor O’Leary e Callum Robson.
João Chianca também enfrentará uma dupla de compatriotas, porém mais experiente em tubos de fundo de coral. São eles os havaianos Barron Mamiya e Seth Moniz. Já Yago Dora encontrará na estreia o japonês Kanoa Igarashi e o atleta da indonésia Rio Waida. Filipe Toledo e Caio Ibelli estão na mesma bateria aguardando o 3º surfista do confronto, que sairá da triagem entre os locais do Taiti.
Vale lembrar ainda que Italo Ferreira não estará presente na etapa já que sofreu uma lesão no joelho durante a última etapa em J-Bay , na África do Sul. Italo será substituído pelo atleta local Kauli Vaast. Kauli foi finalista da etapa em 2022 quando perdeu na decisão para o brasileiro Miguel Pupo. Miguel que também se lesionou, porém ainda na 1ª fase da temporada.
Após a etapa do Taiti, os cinco melhores classificados avançam para a grande final da temporada, em Trestles, na Califórnia. Neste momento, apenas duas vagas ainda estão oficialmente em disputa no masculino. Já estão classificados Filipe Toledo, o americano Griffin Colapinto e o australiano Ethan Ewing. Com a 4ª vaga bastante encaminhada está João Chianca. Por último, a 5ª vaga tem Yago Dora, Gabriel Medina, John John Florence e Jack Robinson numa disputa acirrada.
Olimpíadas
Lembrando que o resultado em 2023 está para além de um título da temporada da WSL. Isso porque os dois brasileiros melhores classificados no top-10 representarão o País nas Olimpíadas de Paris 2024. Como Filipe Toledo já garantiu antecipadamente uma destas vagas por conta de sua pontuação, a 2ª posição ainda está em aberto. Se apenas Filipinho e um segundo brasileiro forem para o Finals, as vagas já estão automaticamente definidas. Caso vá um terceiro atleta, esse nome será decidido apenas após o resultado em Trestles, entre os dias 8 e 16/setembro.
Feminino
Tatiana Weston Webb, já classificada para as Olimpíadas como única brasileira representante da elite, mira exclusivamente o Finals. Na estreia do Taiti, ela terá pela frente um duro confronto contra a multicampeã Carissa Moore e a surfista local Vahine Fierro. Tati está numa situação difícil na tabela, atualmente na 8ª posição, mas ainda tem chances de classificação.
Webb busca seu primeiro título na carreira, tento batido na trave como vice-campeã em 2021, primeiro ano do formato “Final Day”.
Já estão classificadas para Trestles: Carissa Moore (HAV), Tyler Wright (AUS), Caroline Marks (EUA) e Molly Picklum (AUS). A jovem americana Caitlin Simmers é a atual 5ª colocada.
Confira confrontos
Masculino
– Joao Chianca (BRA) x Barron Mamiya (HAV) x Seth Moniz (HAV)
– Griffin Colapinto (EUA) x Ian Gentil (EUA) x Kelly Slater (EUA)
– Ethan Ewing (AUS) x Jordy Smith (AFS) x Kauli Vaast (FRA)
Filipe Toledo (BRA) x Caio Ibelli (BRA) x Vencedor da Triagem
– Yago Dora (BRA) x Kanoa Igarashi (JAP) x Rio Waida (IND)
Gabriel Medina (BRA) x Connor O’Leary (AUS) x Callum Robson (AUS)
– John John Florence (HAV) x Ryan Callinan (AUS) x Matthew McGillivray (AFS)
– Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Liam O’Brien (AUS)
Feminino
– Molly Picklum (AUS) x Caitlin Simmers (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)
– Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Vahine Fierro (FRA)
– Tyler Wright (AUS) x Stephanie Gilmore (AUS) x Johanne Defay (FRA)
– Caroline Marks (EUA) x Lakey Peterson (EUA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)
(Fonte: GE)