Ministra chama senador de “psicopata” após fala sobre “enforcamento”

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), criticou nesta quarta-feira (19/março) a declaração do senador Plínio Valério (PSDB), que sugeriu “tolerar Marina por seis horas e 10 minutos sem enforcá-la” durante um evento no Amazonas. A fala, feita na última sexta-feira (14/março), gerou repercussão e foi classificada pela ministra como um incentivo à violência contra mulheres.
Durante sua participação no programa Bom Dia, Ministra, do Governo Federal, Marina afirmou que dificilmente um comentário do tipo seria feito se o debate envolvesse um homem. “Isso é uma forma de incitar a violência contra uma mulher. Dificilmente isso fosse dito se o debate fosse com um homem”, declarou a Marina.
A ministra também destacou que sua trajetória como mulher negra e de origem humilde pode ter influenciado a postura do senador. “É dito porque é com uma mulher preta, uma mulher de origem humilde e uma mulher que tem uma agenda que, em muitos momentos, confronta os interesses de alguns”, acrescentou.
Além disso, Marina Silva reforçou que divergências políticas devem se restringir ao campo ideológico, sem apelos à violência. “Com a vida dos outros não se brinca. Quem brinca com a vida dos outros ou faz ameaças de brincadeira, rindo, só os psicopatas são capazes de fazer isso”, afirmou.
(Fonte: Gazeta Brasil)