Ministra da Saúde não segue recomendação do próprio Ministério e deixa de tomar reforço da vacina contra a Covid-19

        A ministra da Saúde, Nísia Trindade, não seguiu a orientação de sua própria pasta ao não tomar as duas doses de reforço da vacina contra a Covid-19 previstas para 2024. Aos 67 anos, a ministra faz parte do grupo de pessoas com 60 anos ou mais, para as quais o Ministério da Saúde recomenda a aplicação de uma dose de reforço a cada seis meses.

        No entanto, o cartão de vacinação de Nísia Trindade, que registra seis doses desde o início da pandemia, aponta que sua última vacinação ocorreu em fevereiro/2024, o que indica que ela ainda não completou o ciclo de imunização deste ano.

        De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, a imunização de pessoas acima de 60 anos deve ser atualizada com um reforço a cada seis meses. Apesar disso, a última aplicação registrada da ministra foi há quase um ano. A falta do segundo reforço de 2024 significa que sua imunização não está completa conforme as orientações ministeriais.

        O Ministério da Saúde, por meio de nota oficial, informou que a ministra já recebeu seis doses da vacina contra a Covid-19 e que deve atualizar sua caderneta de vacinação ainda nesta semana.

        A vacina contra a Covid-19 passou a integrar o Calendário de Vacinação para idosos e gestantes, com doses a cada seis meses para pessoas com 60 anos ou mais.

(Fonte: Gazeta Brasil)