Morre aos 28 anos o corredor britânico
O corredor britânico de meia distância Robbie Fitzgibbon morreu aos 28 anos, anunciou seu clube, o Brighton Phoenix, na noite desta sexta-feira (11/outubro). A equipe confirmou que ele havia falecido em 07/outubro, enquanto prestava uma homenagem sincera.
Uma declaração do presidente Mike Townley e do vice-presidente Josh Guilmant dizia: “É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de um de nossos atletas mais queridos, Robbie Fitzgibbon.
“Amigo de muitos e fonte de motivação para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo, Robbie era o epítome de um corredor, incorporando tudo o que valorizamos na Phoenix.
“Embora Robbie não corra mais ao nosso lado, compartilhe suas histórias ou eleve nosso espírito com seu humor e bondade, sua presença continuará sendo sentida em tudo o que fazemos como clube. Sua contribuição para a Phoenix é duradoura, vivendo através das inúmeras memórias que compartilhamos.”
Fitzgibbon havia sido um talento destacado no nível júnior, vencendo o título de 1500m das escolas inglesas em 2014 e terminando em 5º lugar na final de 1500m no Campeonato Europeu de Atletismo Sub-20. Ele terminou em 13º no 1500m nos Jogos do Aniversário de Londres em 2017.
Fitzgibbon havia originalmente se juntado à Phoenix aos 12 anos e continuou a representar a Grã-Bretanha em nível internacional, incluindo vários eventos da Diamond League.
A declaração acrescentou: “Nos últimos anos, Robbie deu um passo atrás da intensa natureza da corrida de pista, passando da meia distância para se tornar um membro fundamental de nosso grupo de distância, encontrando prazer novamente não apenas em correr cross country e estrada, mas também em fazer parte da equipe e da comunidade Phoenix mais ampla.
“Ele sempre seria o primeiro a levantar a mão para outra corrida. Este verão, ele fez parte da equipe South Downs Way Relay, estabelecendo um recorde de etapa ao longo do caminho, medalhando no County Cross Country Champs em Goodwood, onde começou sua carreira de corrida no clube, e correndo o parkrun do dia de Natal em Preston Park com uma monumental ressaca.
“Robbie deu muito para o clube e sabemos que o clube significava tanto para ele. É difícil encontrar as palavras certas em momentos como esses.
“Robbie não era apenas um atleta para nós; ele era um amigo, um companheiro de equipe e uma parte inestimável de nossa família Phoenix.”
Sua última aparição internacional havia sido no Campeonato Europeu Indoor em Glasgow em 2019, onde sofreu uma lesão no tornozelo que o impediu de retornar ao mesmo nível. Recentemente, em junho, ele havia vencido a Bexhill 5km com um tempo de 15:13 e estava se preparando para correr a Maraton de Brighton no próximo ano para a caridade Mind.
Seu pai correrá em seu lugar para homenagear sua memória após sua morte.
A declaração continuou: “Robbie estava se preparando para correr a Maraton de Brighton 2025 em benefício da instituição de caridade Mind. “Seu pai Robin agora correrá em seu lugar e, para homenagear seus desejos, convidamos aqueles que puderem a considerar doar para sua causa escolhida em sua memória.”