Nova Granada
Por Esmeraldino Bertolino
Cheguei aqui em saber a sua história, mas não demorou muito para alguém contar.
Eu nasci aqui, sou um historiador, posse lhe contar tudo porque sou um historiador.
Esta cidade é pacata e ordeira, uma Cidade Hospitaleira pode crer.
Aqui tem sempre alguém querendo saber como surgiu essa cidade de Nova Granada.
Temos muitas histórias para contar. Muitos moradores já foram guerreiros e lutaram na guerra mas não é por ai que a história se encerra.
Procurem saber sua fundação. Como passaram por aqui os viajantes que por aqui pararam. De uma família de nome honrado, esta terra começou uma vila de grandes produtores. Aos poucos chegando mais para formar comunidade.
Aqui hoje esta linda cidade de Nova Granada, pequena mais acolhedora, vejam essas pessoas que aqui moram como são pacíficas até demais, mas pra elas ainda é pouco, elas querem mais, e assim transformam a Vila em Cidade.
Aqui tem um santo lutador, SÃO BENEDITO, o Santo trabalhador que desde menino na lida, das ovelhas cuidava, foi cozinheiro e muito prestativo no que lhe ordenava.
O tempo passa e aqui estou eu lhe falando desta cidade que não tem vaidade, que acolhe seus irmãos de coração aberto para crescer e falar deste chão.
Cidade querida e amada, que criou morada para formar cidadão. Nova Granada, que de pedaço em pedaço vai formando um grande coração. Teus filhos que lutam juntos com os que chegam, vão formando cidadãos de Nova Granada.
Grande abraço do seu amigo de sempre Esmeraldino Bertolino.
Autoria de Esmerldino Bertonilo.