Nova Granada participa do Programa Compromisso da Criança Alfabetizada
O governo federal determinou que todas crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental
A dirigente Municipal de Educação, professora Iolanda Zevole Luiz, a articuladora regional, representante da UNDIME –SP, professora Elisângela Sinibaldi e a articuladora municipal, professora Luciana Tiago participaram na manhã da quinta-feira (25/janeiro), da Reunião de Formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, um projeto do Governo Federal.
O evento aconteceu na Diretoria Regional de Ensino e contou com a presença de representantes de 13 municípios da região que discutiram ações e estratégias aplicadas em cada cidade.
Este compromisso nacional pretende assegurar e garantir que 100% das crianças matriculadas estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental. Até então, o PNE (Plano Nacional de Educação) estipulava que os alunos alcançassem esta meta ao final do 3° ano.
Em relação ao Município de Nova Granada, a dirigente Municipal de Educação entende que o desafio é grande, porém, algumas ações já são desenvolvidas na rede: as atribuições das salas de alfabetização são atribuídas a professores alfabetizadores; todo início de ano são realizadas avaliações diagnósticas para todos os alunos do ensino fundamental, participação nas Avaliações de Fluência Leitora de entrada e saída do Estado, participação no SARESP, participação na Provinha Brasil, uso do material didático do Estado e do governo federal, formação de professores, adesão aos programas voltados à alfabetização, etc.
Outro assunto abordado na reunião foi o Projeto LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) que foi proposto pelo Governo do Federal e aderido pelo Departamento de Educação do Município, inclusive esta gestão trouxe um outro olhar para a Educação Infantil – deixou de ser apenas cuidar, para ser voltada para cuidar e educar, com novas Propostas e Práticas Pedagógicas.
Em novembro/2023, Nova Granada aderiu aos Cantinhos da Leitura para todas as escolas de ensino fundamental, onde cada unidade construiu um plano para o uso dos recursos disponibilizados pelo Governo Federal, via PDDE Interativo para a montagem dos cantos, aliás já adquiridos pelas escolas do Ensino Fundamental.
Na Educação Infantil, o foco será a formação dos professores pelas Universidades parceiras do LEEI.
(Fonte: Face Book Prefeitura de Nova Granada)