O Trem-Bala Japonês que deixa a Fórmula 1 para trás

       O Japão está prestes a adicionar mais um super trem-bala à sua impressionante coleção com a introdução do Chuo Shinkansen. O trem está programado para alcançar velocidades impressionantes de até 311mph e cobrir 226 milhas em apenas 40 minutos quando o colossal projeto de £67 bilhões estiver finalmente pronto para ir para as pistas.

        O Japão já é o lar do trem-bala desde que o primeiro foi fabricado em 1964, mas o Chuo Shinkansen está destinado a ser o mais único até agora. Rasgando a paisagem a uma velocidade superior a 300mph, o trem é 100mph mais rápido que um carro de Fórmula 1 e quase duas vezes e meia mais rápido que um típico trem britânico em velocidade máxima.

        Quase 90% da jornada será dentro de túneis, de acordo com os desenvolvedores da CJRC (Central Japan Railway Company).A jornada incrivelmente suave começa na Estação de Shinagawa, na movimentada capital do Japão, Tóquio. Em seguida, faz apenas quatro paradas ao longo das 226 milhas, passando pelas prefeituras de Kanagawa, Yamanashi, Nagano e Gifu, antes de terminar na Estação de Nagoya, apenas 40 minutos após a partida. As ilustrações conceituais do trem-bala mostram-no com o aspecto mais aerodinâmico possível, com uma frente plana e ligeiramente curva.

        É muito semelhante em estilo aos outros trens de alta velocidade que o Japão utiliza atualmente, como o trem de levitação magnética da Série L0. Ele também usará a revolucionária tecnologia de levitação magnética supercondutora para alcançar tais velocidades. Os trens-bala são um fenômeno na Ásia por sua super pontualidade e segurança expert. No entanto, a empresa anunciou recentemente que os planos falharam dramaticamente, com o prazo sendo adiado para 2034 no mínimo.

        A mídia japonesa afirmou que até mesmo a extensão de sete anos pode ser muito otimista, no entanto. Eles afirmaram que um executivo sênior da CJRC disse que o plano de construção de 10 anos é, em última análise, um cenário perfeito, mas não realista. O presidente da CJRC, Shunsuke Niwa, disse em uma reunião no Ministério dos Transportes japonês: “Embora não possamos projetar uma nova data de abertura, continuaremos a fazer tudo o que pudermos para lançar o mais rápido possível.”

        Muitos dos obstáculos vêm dos ativistas ambientais que se manifestam contra o projeto. Mas o projeto recebeu luz verde do governo japonês, pois está programado para ajudar com o congestionamento sério dos trens dentro e fora de Tóquio. Outro motivo para a longa espera vem da forma como os túneis estão sendo construídos. Para não interromper a rede ferroviária atual do Japão, a nova linha, incluindo os túneis, será construída sob as estações Shinkansen existentes do país.

        Um dos túneis terá que ser construído sob os Alpes do Sul do Japão, o que o tornará o túnel mais profundo já construído no país. Outros túneis devem ser construídos ao longo de Yamanashi e Shizuoka, com previsão de conclusão até 2025. Isso ocorre quando um trem fora deste mundo está programado para ser construído na lua. O sistema ferroviário proposto, apoiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, seria capaz de transportar tanto humanos quanto suprimentos até o espaço.

         Mas um dos modos de transporte mais rápidos de todos os tempos pode se revelar um “trem do futuro” alucinante. Os passageiros viajarão através de países a uma impressionante velocidade de 700mph enquanto estão contidos em um tubo hermeticamente selado. O ônibus super rápido, chamado de Hyperloop, é composto por cápsulas de alta velocidade que percorrerão um tubo.

(Fonte: Gazeta Brasil)