Paciente do Instituto Lucy Montoro é convocado para a Seleção Brasileira de Basquete Paralímpico
O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, de São José do Rio Preto (SP), referência no atendimento a pessoas com deficiência no interior de São Paulo, tem mais um motivo para se orgulhar: o paciente Marcus Vinicius Munis, de 16 anos, foi convocado para integrar a Seleção Brasileira de Basquete Paralímpico.
O jovem atleta, que iniciou sua trajetória no esporte no instituto, passou pelo programa de reabilitação do Lucy Montoro aos 12 anos e, desde então, tem se destacado como uma promessa no basquete adaptado.
Durante o processo de reabilitação, Marcus Vinicius começou a treinar o esporte duas vezes por semana, com o intuito de se familiarizar com as técnicas e aprimorar suas habilidades. Desde então, seu desempenho se destacou a ponto de conquistar dois títulos de campeão brasileiro de basquete escolar.
Recentemente, sua participação no Campeonato Brasileiro de Basquete, na categoria Sub-23, pela equipe ADR, chamou a atenção de treinadores da Seleção Brasileira, que o convocaram para integrar o time nacional.
Marcus conta a sensação que sentiu quando descobriu que jogaria pela Seleção Brasileira. “Eu estava dormindo quando minha mãe me chamou e pediu para eu abrir o celular. Quando vi a mensagem dizendo que tinha sido convocado para a seleção, no início fiquei sem entender, mas logo a ficha caiu, e fiquei muito feliz. Foi uma das melhores sensações da minha vida, alcançar um dos meus objetivos tão cedo. Eu treino desde os 11 anos, quando conheci a modalidade. Sou atleta do Lucy Montoro e também jogo com a equipe CAD/ADR, aqui de Rio Preto. Quero agradecer ao professor Octávio, que apresentou o projeto para minha mãe. Era para ser meu irmão, mas perguntei se eu podia participar e acabei me encontrando no esporte. A sensação é de felicidade e orgulho por ter chegado até aqui, e espero que seja só o começo”, conta Marcus Vinícius.
O educador físico do Lucy Montoro, Octavio Marques, destaca a importância do esporte no processo de reabilitação. “O esporte é uma poderosa ferramenta de independência, sendo uma continuidade da reabilitação. Ele não apenas contribui para a recuperação física, mas também promove o fortalecimento emocional e social dos atletas”, afirma Octavio.
Desde 2019, o Instituto Lucy Montoro vem se consolidando como um centro de excelência na formação de atletas com deficiência. O projeto esportivo da instituição já formou mais de 20 atletas para os Jogos Escolares, além de preparar atletas nas modalidades de atletismo (20), natação (10), bocha (6), tênis de quadra (5) e tênis de mesa (8). O Lucy Montoro atende, mensalmente, cerca de 80 pessoas com deficiência, proporcionando a essas pessoas a oportunidade de superação e inclusão por meio do esporte.
Com a convocação de Marcus Vinicius para a Seleção Brasileira, o instituto reafirma seu compromisso com o esporte adaptado, promovendo o desenvolvimento de talentos e incentivando a inclusão social de pessoas com deficiência em diversas modalidades esportivas.
Para a Dra. Regina Chueire, diretora do Lucy Montoro de Rio Preto, o esporte na vida das crianças e adultos contribui enormemente na qualidade de vida. “O nosso método de reabilitação interdisciplinar e multiprofissional vai além do diagnóstico da deficiência e das incapacidades físicas que eles podem ter. O uso do esporte é maravilhoso, assim como outras habilidades que promovemos especialmente nos nossos jovens e nas nossas crianças com doenças incapacitantes, para que se tornem cidadãos produtivos e tenham qualidade de vida. Nosso orgulho é muito grande e teremos em breve muitos outros projetos para todas as áreas das incapacidades humanas através do projeto PRONAS (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência)”, ressalta Chueire.
Novo técnico da Seleção Brasileira
O novo técnico da Seleção Brasileira de Basquete sobre rodas, na categoria sub-23, é Paulo Santos, conhecido como Jatobá. Ele é ex-atleta do CAD (Clube Amigo dos Deficientes) de Rio Preto, instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento da Pessoa com deficiência na sociedade por meio do esporte adaptado como basquete sobre rodas, basquete feminino andante, atletismo, natação, xadrez, tênis, bocha, judô para cegos e ciclismo.
Jatobá assume o desafio de conduzir a equipe com o objetivo de fortalecer e preparar os jovens talentos para o qualificatório do Campeonato Mundial que acontecerá em Bogotá no mês de março e na sequência o Mundial Sub-23 que será disputado no Brasil no Centro de Treinamento em São Paulo de 12 a 22/junho/2025.
Sobre o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro
O instituto de reabilitação Lucy Montoro conta com 65 profissionais em equipe multidisciplinar com: médico fisiatra, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, além de técnicos ortésicos que fazem ou adaptam os equipamentos utilizados pelos pacientes.
Nesses 12 anos de atuação, o Lucy realizou 450 mil atendimentos nos mais de 13 mil pacientes que foram triados pela instituição. Além de dispensar mais de 19 mil equipamentos entre órteses, próteses, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, muletas, etc. E somente durante a pandemia da Covid-19, o centro de reabilitação realizou 12.189 teleatendimentos.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Funfarme)