Papa Francisco é sepultado em Roma após reunir mais de 200 mil fiéis

        Descanse em paz, Francisco. Menos de uma semana após celebrar sua última missa de Páscoa e cumprimentar fiéis com suas últimas forças no Vaticano, neste sábado (26/abril) o mundo se despediu de um papa cuja missão foi levar a Igreja para as ruas, sempre atento aos marginalizados, aos refugiados e às pessoas mais necessitadas.

        Milhares de fiéis e não fiéis — cerca de 200 mil, segundo estimativa do Vaticano — passaram a noite em vigília na Praça de São Pedro para prestar suas últimas homenagens ao pontífice.

        A cerimônia de despedida começou na praça e terminou na Basílica de Santa Maria Maior (Santa Maria Maggiore), onde o corpo do papa foi sepultado. “Estou acordado desde as 3h30 da manhã”, disse um dos voluntários que ajudava a organizar a multidão.

        O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, morreu na segunda-feira (21/abril), aos 88 anos, apenas um dia após sua última aparição pública na missa de Páscoa. Ele liderou a Igreja Católica por 12 anos e vinha se recuperando de uma pneumonia bilateral, mas não resistiu após sofrer um AVC seguido de insuficiência cardíaca.

        O funeral contou com a presença de líderes de diversas nações, incluindo o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

        A cerimônia foi realizada na Praça de São Pedro, em frente à Basílica onde o caixão aberto do pontífice ficou exposto para visitação por três dias. Cerca de 250 mil pessoas passaram pelo local nesse período.

        Após a missa, o corpo de Francisco foi levado em procissão até a Basílica de Santa Maria Maior, local escolhido por ele mesmo para seu descanso final — quebrando a tradição de sepultamento na Basílica de São Pedro. Antes do sepultamento, um grupo de pobres e necessitados realizou uma última oração em sua homenagem nas escadarias da igreja.

        Francisco foi enterrado em um túmulo simples, sem ornamentos, conforme deixado em seu testamento. A lápide carrega apenas uma inscrição: Franciscus (Francisco, em latim). De acordo com a Santa Sé, o local estará aberto para visitação pública a partir deste domingo (27/abril).

(Fonte: Gazeta Brasil)