Parte da ponte que cruza o Rio Tietê é implodida para ampliação da hidrovia em Barbosa
A implosão parcial da ponte que cruza o Rio Tietê, em Barbosa (SP) foi registrada em vídeo. As imagens chamam a atenção pela dimensão da obra, que está sendo realizada para melhorar o tráfego na hidrovia Yietê-Paraná.
O projeto inclui a implantação de uma grande estrutura metálica às margens da Rodovia Assis Chateaubriand para eliminar dois pilares da construção atual, que é feita de concreto.
A detonação, com sistema à distância, ocorreu pontualmente ao meio-dia da quarta-feira (23/outubro). O trecho retirado da ponte será substituído pela estrutura de metal e o vão para navegação passará de 38 para 116 metros.
A medida, segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), vai facilitar o transporte de cargas pesadas e maiores na hidrovia Tietê-Paraná, que passa sob a pista. A obra tem previsão para ser finalizada em dois meses e custará cerca de R$ 20 milhões.
O trânsito foi interditado desde o dia 07/outubro e deve ser liberado apenas em dezembro. O DER informou que já sinalizou os pontos estratégicos com indicação de rotas alternativas para desvio.
A hidrovia Tietê-Paraná tem, ao todo, 2,4 mil quilômetros de extensão. É uma das principais rotas para o escoamento agrícola de todo o Brasil.
(Fonte: G1 São José do Rio Preto e Araçatuba)