Pedágios da região ficarão mais baratos, mas motos começam a pagar

     A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) anunciou que haverá redução média de 9% no valor cobrado por praças de pedágio do interior de São Paulo a partir da próxima segunda-feira (1º/maio). A medida inclui sete praças nas regiões de Rio Preto, Araraquara, Ribeirão Preto e Barretos.

     As tarifas mais baratas serão aplicadas no trecho de 442 quilômetros administrado pela concessionária EcoNoroeste, vencedora de licitação que substitui a concessionária Triângulo do Sol.

     Junto da diminuição dos valores, foi anunciado também a cobrança de pedágio para motos em praças onde antes esses veículos eram isentos.

     Em nota, a Artesp informou que “os novos valores ainda estão em fase de deliberação pela Agência Reguladora”.

     Junto da diminuição dos valores, foi anunciado também a cobrança de pedágio para motos em praças onde antes esses veículos eram isentos.

     Em nota, a Artesp informou que “os novos valores ainda estão em fase de deliberação pela Agência Reguladora”.

     As praças de pedágio que terão redução de valores são:

Rodovia Washington Luis (SP 310)- Araraquara km 282+400

Rodovia Washington Luis (SP 310) – Agulha km 346+400

Rodovia Washington Luis (SP-310) – Catiguá km 398+500

Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP 326) – Dobrada km 307+600

Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP 326) – Taiuva km 357+000

Rodovia Carlos Tonanni (SP 333) – Jaboticabal km 110+500

Rodovia Laurentino Macari (SP 333) – Itápolis km 179+700

Desconto

     Veículos equipados com sistemas automáticos de pagamento terão desconto adicional de 5%.

     Outra novidade é o chamado Desconto de Usuário Frequente, que concede abatimento de até 95% para os motoristas que mais trafegam pelas mesmas praças de pedágio a cada mês. O benefício estará disponível para quem utiliza pagamento automático.

     “Haverá investimentos na modernização da malha viária para garantir mais segurança e agilidade ao tráfego”, garante Milton Persoli, diretor da Artesp.

      Entre as medidas previstas estão pesagem de caminhões na própria faixa de rolamento e instalação de câmeras inteligentes para detecção de veículos parados ou presença de pedestres na pista, permitindo ações mais rápidas de socorro.

Novas tecnologias

     O Lote Noroeste também terá novas tecnologias nos pedágios, como pagamento com cartão de crédito e débito por aproximação, que já existe em 99 praças das rodovias concedidas do Estado.

     Outra novidade, que será implementada de forma gradual, a partir do segundo ano de contrato, é o Sistema Automático Livre, com cobrança 100% automática por meio de pórticos com sistemas eletrônicos de controle de fluxo e identificação de veículos.

(Fonte: Diário da Região)