Presidente do América assume culpa por exclusão, mas reclama da FPF: “rigorosa”

O América de Rio Preto confirmou nesta sexta-feira (14/fevereiro) que não vai disputar o Campeonato Paulista de 2025. A diretoria do Rubro não apresentou todos os laudos exigidos para a liberação do Estádio Teixeirão para a disputa do estadual, denominado ‘Campeonato Paulista – Segunda Divisão Sub-23’.
Marcos Cezar Vilela, presidente americano, esteve na sede da FPF (Federação Paulista de Futebol) durante a semana, na tentativa, ao menos, de conseguir um prazo maior para a apresentação dos referidos laudos, mas não conseguiu.
Nesta sexta. por meio de uma longa nota oficial, a diretoria se desculpou com torcedores e patrocinadores, o mandatário não se eximiu de culpa na situação delicada (a última vez que o América não tinha disputado um estadual foi no longínquo ano de 1951), mas reclamou da entidade máxima do futebol paulista: “…este ano, a Federação foi taxativa e rigorosa com o América FC, o que resultou em indeferimento da nossa inscrição”, diz um trecho da nota.
Os dirigentes do Rubro prometem não medir esforços para a disputa dos campeonatos de base (Sub-15, Sub-17 e Sub-20).
Confira a íntegra da nota oficial do América sobre a exclusão do time do Campeonato Paulista de 2025:
“Nota Oficial – Impedimento da Inscrição no Campeonato Paulista – Segunda Divisão Sub-23 de 2025
Prezados torcedores, patrocinadores e toda a sociedade riopretense:
Esclareço inicialmente a demora em me pronunciar oficialmente. Nas últimas horas, todos os Diretores, alguns conselheiros e este Presidente estiveram empenhados e focados na tentativa de reverter a situação. Ontem (quinta-feira, 13), estive pessoalmente na sede da FPF durante todo o dia buscando soluções.
Como é de conhecimento público, o América Futebol Clube foi impedido pela FPF de se inscrever na disputa do Campeonato Paulista – Segunda Divisão Sub-23 de 2025 unicamente devido à não apresentação de todos os laudos exigidos para a liberação do Estádio Teixeirão. Esclarecemos que não há qualquer pendência financeira com a FPF, uma vez que todas as dívidas foram integralmente quitadas por nossa gestão.
Nos anos anteriores, embora houvesse a mesma exigência, a FPF costumava permitir a apresentação dos documentos até a véspera do início da competição, prevista para 20/04/2025. No entanto, este ano, a Federação foi taxativa e rigorosa com o América FC, o que resultou em indeferimento da nossa inscrição.
Desde que tomamos conhecimento do indeferimento, não medimos esforços para reverter a situação. Protocolamos requerimento junto à FPF solicitando um prazo adicional para a apresentação dos laudos, porém, a Federação não permitiu.
Vale ressaltar que diversas outras equipes também foram impedidas de se inscreverem na competição pelo mesmo motivo.
A Diretoria não se exime da responsabilidade pelo ocorrido. Eu, como Presidente, assumo a maior parcela e reconheço minha responsabilidade direta, uma vez que me comprometi na obtenção dos laudos e na efetiva inscrição do clube.
Encaro essa situação com a mesma coragem com que enfrentei a gestão anterior, em um longo, custoso e doloroso processo judicial e eleitoral para resgatar a credibilidade do clube. Contudo, não escondo que eu e todos os Diretores estamos profundamente tristes e decepcionados.
Neste momento, nossa principal preocupação são os patrocinadores, que já estão sendo contatados pela Diretoria para resolvermos a questão dos contratos, assim como os torcedores que acreditam em nossa gestão.
A tristeza é imensa, especialmente considerando o planejamento que vinha sendo realizado. O elenco já estava sendo montado, com alguns jogadores já treinando e alojados no Teixeirão. A Diretoria também já havia acertado, de forma verbal, com um treinador de peso, que chegaria na próxima semana. O indeferimento foi um verdadeiro balde de água fria.
Entretanto, deixamos claro que o trabalho em 2025 não termina aqui. Vamos concentrar nossos esforços na parceria com a Sivieri Sports para a disputa dos campeonatos de base (Sub-15, Sub-17 e Sub-20). Além disso, o América já iniciou os trâmites para se tornar um clube formador e já tem como prioridade a montagem de uma equipe forte para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026, além de trabalhar para que o Estádio Teixeirão volte a ser uma das sedes do torneio, algo que não ocorre há anos.
E obviamente, no 2º semestre deste ano, já começaremos o planejamento para o campeonato do profissional do ano seguinte, que não disputamos este ano por razões totalmente alheias a nossa vontade, como afirmado acima.
Por fim, mais uma vez pedimos desculpas a nossos patrocinadores e torcedores. Reiteramos nosso compromisso com a melhoria da gestão e solicitamos um voto de confiança para que possamos aprender com nossos erros e garantir que situações como essa não se repitam no futuro.
Atenciosamente,
Marcos Cezar Vilela
Presidente”.
(Fonte: Gazeta de Rio Preto)