PRF encerra Operação Independência na BR 153 com redução em 50% dos acidentes
Motocicletas no “corredor” e falta de cinto foram as infrações mais constatadas.
A PRF realizou a Operação Independência do Brasil entre os dias 7 e 10 de setembro. As ações de fiscalização foram concentradas nos locais e horários de maior incidência de acidentes, a fim de reduzir a imprudência dos motoristas.
Na trecho da BR 153 que passa por São José do Rio Preto, foram notificados 56 motociclistas que transitavam em alta velocidade pelo “corredor” da rodovia. Conforme estatísticas de acidentes, esta conduta tem sido a maior responsável pelas mortes e pessoas feridas em acidentes envolvendo motocicletas.
A falta do cinto de segurança também foi alvo de atenção pela PRF. Nos quatro dias de operação, foram notificados 57 motoristas que não usavam o cinto. As ultrapassagens proibidas não passaram despercebidas, de modo que foram notificados 20 motoristas que realizaram esta manobra, responsável pelas mortes em colisões frontais.
Os esforços da PRF para conscientização dos motoristas reduziram em 50% a quantidade de acidentes neste feriado, em comparação ao feriado de Corpus Christi.
No último feriado prolongado foram registrados 4 acidentes, com 5 pessoas feridas no trecho da BR 153 que corta a região de São José do Rio Preto. Neste feriado foram registrados apenas 2 acidentes, com 1 pessoa ferida. Não houve mortes.