Professores de Nova Granada reivindicam o piso salarial
Na sexta-feira (26/janeiro) os professores municipais de Nova Granada fizeram um movimento indo até a Câmara de Vereadores, com cartazes reivindicando o piso salarial dos professores e a reposição salarial que não estão tendo o acompanhamento desde 2021.
Os professores aproveitaram que os vereadores granadenses estavam participando de uma sessão extraordinária para reivindicar tais reivindicações.
Desde 2020, quando o governo federal congelou qualquer aumento de salário por causa da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Nova Granada continuou com o congelamento, segundo alguns professores.
Conforme a representante do Sindicato dos Professores, Adriana Dias postou que “as principais características do Plano Nacional de Educação são:
Gestão democrática do espaço escolar; Incentivo a maior escolaridade da população; Valorização profissional docente e demais profissionais da educação; Investimento em educação e infraestrutura de espaços educacionais. Após 15 anos da Lei do Piso Salarial, que tornou obrigatória a remuneração mínima nacional para profissionais do magistério público da educação básica, sancionada em 16/julho/2008, Nova Granada não adequa o salário mínimo da nossa categoria desde 2020”, frisou Adriana.
As reivindicações dos professores municipais de Nova Granada continuam nessa próxima segunda-feira (29/janeiro), às 9h00, quando os professores vão até a Prefeitura Municipal.
Atualização 28/janeiro/2024 – 19h55
A professora Adriana Dias passou uma mensagem pelo Face Book que a reportagem achou interessante para conhecimento do nosso leitor: “Na verdade nós estamos reinvidicando o salário de 2020 que foi sansionado no início do ano, porém o executivo não repassou. Para só depois vir o congelamento por causa da COVID. Ou seja, em 2020 já ficamos abaixo do piso salarial obrigatório”, destacou Adriana Dias..