Professores federais em greve protestam durante visita de Lula em Guarulhos: “Lula, não destrua a Educação”

      O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentou protestos de professores federais neste sábado (25/maio), durante a inauguração de obras na rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos (SP). A categoria, em greve há mais de um mês e que já havia manifestado sua insatisfação durante um evento do presidente em Araraquara (SP) na sexta-feira, fez-se presente com cartazes e gritos de ordem, incluindo o lema “Lula, Não Destrua a Educação”. .

        Os docentes reivindicam reajuste salarial acima do proposto pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A proposta do Ministério ofereceu um aumento de 9% em janeiro/2025 e 3,5% em maio/2026. Entretanto, os professores exigem um reajuste ainda neste ano de 7,06%, e de 5,16% em 2026, enquanto concordam com o índice proposto para o ano seguinte.

Tentando mudar o clima

         “Eu estou vendo alguns companheiros levantando cartaz ali para mim ‘estamos de greve’. Que bom que vocês podem vir no comício do Lula e levantar um cartaz dizendo que estão de greve. Que maravilha é garantir o direito democrático das pessoas lutarem, reivindicarem e chegarem a um acordo no momento correto”, disse Lula em seu discurso, reconhecendo a legitimidade das manifestações.

         O presidente destacou a diferença entre o atual momento e períodos anteriores, afirmando que antes os estudantes não tinham voz, os professores não podiam reivindicar, e os reitores não podiam reclamar, pois o governo não estava disposto a negociar. “O nosso governo é democrático e sabe lidar com as diferenças e contradições”, afirmou o petista, destacando o compromisso com o diálogo e a negociação.

(Fonte: Gazeta Brasil)