Projeto de duplicação da BR-153 propõe mais praças de pedágio

      A Triunfo Transbrasiliana, concessionária que administra trecho da BR-153 apresentou o projeto de duplicação da rodovia, nesta segunda feira (05/fevereiro), em uma reunião organizada pelo comitê da Região Metropolitana de Rio Preto que aconteceu no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto

        Especialistas da concessionária fizeram uma apresentação da duplicação e melhorias da BR-153. 
        O projeto visa melhorias significativas no pavimento e sinalização de todo o trecho, proporcionando mais segurança e trafegabilidade, como também a fluidez do tráfego com aumento da segurança e conforto aos usuários, além da redução significativa do número de acidentes.
        Um dos principais pontos citados pelos administradores é a falta de fiscalização de controle de peso, principalmente por veículos comerciais de grande porte, de 8 a 9 eixos, que são veículos que estão rodando com 80 toneladas de carga. Por conta desse excesso de carga, a probabilidade de acidentes aumenta no percurso da rodovia. Para evitar isso o projeto propõe duas praças de pesagem, uma entre Marilia e Ourinhos e outra entre Rio Preto e a divisa de Minas Gerais.

        A concessionária tem em vigência o contrato atual que existe desde 2008, com durabilidade até 2033.

        Segundo o diretor-presidente da Triunfo Transbrasiliana, Hamilton Amadeo, “é preciso olhar o ponto de vista do cidadão que faz o uso diário da rodovia’’. 
        O projeto tem como principal objetivo buscar a qualidade de vida para os motoristas que fazem o uso da rodovia em seu cotidiano, visando a segurança em primeiro lugar. Amadeo também pontua que estão de olho nas estatísticas de acidentes e onde estão os casos mais graves pretendem começar as melhorias na rodovia. “A duplicação começará de Minas Gerais até a cidade de Marilia, no estado de São Paulo, onde as mudanças já começaram”, destaca. 
        Se aprovado pelo governo, o projeto tem previsão para começar no 2º semestre de 2024. A empresa busca prorrogação do contrato por mais 15 anos pós termino do contrato que acaba em 2033.

        Amadeo destaca que se não for aprovado o projeto, a rodovia continuará sendo operada da melhor maneira possível, e existem alternativas de mudança na proposta.

(Fonte: Jornal Dhoje Interior/Livia Oliveir

Da Redação: Qualquer hora eles vão propor fazer as praças de pedágio antes de fazer a rodovia, como acontece em certas cidades que fazem as lombadas antes de fazer a rua. Nem bem mexeram em alguma pedrinha da prometida BR 153, já querem propor mais praças de pedágio. Esperamos que o governo não aprove essas propostas que alegam estarem promovendo melhores seguranças para o trânsito na rodovia, onde alegam que o dinheiro gasto pelos usuários vão manipular os incidentes da rodovia.

        Primeiro constrói para depois fazer as propostas.a)  

Errata: A reportagem do OGR cometeu um engano, pois a proposta da Triunfo Transbrasiliana éter mais duas Praças de Pesagem e não de Pedágio.