Repórter da TV Globo enfrenta invasão de baratas durante entrada ao vivo no RJ

        Uma cena inusitada tomou conta da entrada ao vivo do programa Bom Dia Rio, da TV Globo, na manhã desta quinta-feira (02/janeiro). Enquanto acompanhava a remoção de lixo acumulado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, a repórter Luana Alves e sua equipe foram surpreendidas por dezenas de baratas que saíram debaixo do entulho, transformando o local em um verdadeiro “barata-voa”.

        Até o prefeito recém-empossado, Léo Vieira (Republicanos), precisou agir, matando os insetos com pisões.

        O caso ocorreu no bairro Éden, na Avenida Roberto Silveira, em frente ao cemitério, onde montanhas de lixo ocupavam toda a calçada. Moradores relataram que o acúmulo de resíduos era visível há semanas.

        A situação ganhou um tom ainda mais caótico quando uma retroescavadeira começou a movimentar o monturo, provocando a fuga em massa dos insetos.

        O fim de 2024 foi marcado por ruas abarrotadas de lixo em São João de Meriti. Segundo a nova gestão, o problema foi agravado pela redução do efetivo de garis e pelo não pagamento do 13º salário aos funcionários, medidas atribuídas à administração anterior.

        Estima-se que cerca de 15 mil toneladas de resíduos tenham se acumulado no município.

        Nesta quinta-feira, teve início um mutirão de limpeza. “A nossa previsão é entregar a cidade limpa em até 30 dias e depois fazer a manutenção”, afirmou o prefeito Léo Vieira. Ele destacou a importância da colaboração dos moradores no processo de regularização da coleta e na manutenção da limpeza.

        O esforço conta com o apoio de 30 caminhões cedidos pelo governo estadual. Além disso, a prefeitura anunciou que publicará um decreto para auditar as folhas de pagamento, em busca de sanar problemas herdados pela atual gestão.

        Enquanto a operação de limpeza avança, moradores esperam que medidas duradouras sejam implementadas para evitar novos colapsos no sistema de coleta de lixo. “A gente sofre com esse abandono. É muito importante que agora isso mude de verdade”, declarou uma moradora local.

(Fonte: Gazeta Brasil)