Safra 2023 da laranja está deixando produtores otimistas

Volume de chuva nas regiões citrícolas do estado de São Paulo tem favorecido o desenvolvimento das laranjas esse ano.

 

     Com a aproximação da colheita de laranja, as plantações já começaram a se destacar. Tem muita fruta para ser colhida nos próximos meses e existe a expectativa de que a safra seja boa.

     Na fazenda de Lucas Ferrante, em Olímpia (SP), a laranja começou a ser cultivada há quatro anos. 32 mil pés da variedade pêra foram plantados em uma área de 70 hectares. É a primeira safra do pomar. O citricultor pretende colher entre 80 e 100 mil caixas da fruta até o final ao ano. Tudo vai ser vendido no mercado regional.

     O volume de chuva nas regiões citrícolas do estado de São Paulo tem favorecido o desenvolvimento das laranjas esse ano. Em algumas fazendas do noroeste paulista, as frutas estão maiores e já apresentam melhor qualidade. Além disso, a alta umidade tem permitido o adiantamento da colheita.

     No Brasil, tem laranja o ano inteiro, mas cada tipo de fruta tem uma época diferente de colheita. O Fundo de Defesa da Citricultura divulgou recentemente o fechamento da safra de laranja 2022-2023 do cinturão agrícola, formado por 350 municípios paulistas e do triângulo mineiro.

     A produção total foi de 314 milhões e 21 mil caixas, resultado 0,86% menor do que a projeção inicial. Isso por causa do desequilíbrio na distribuição das chuvas entre o início e o final da temporada, mas, mesmo assim, o resultado foi melhor que o da safra anterior.

(Fonte: G1 São José do Rio Preto e Araçatuba)