Tragédia em Papua-Nova Guiné: Deslizamento de terra soterra vilarejo e deixa 670 mortos
Um deslizamento de terra ocorrido em Papua-Nova Guiné resultou no soterramento do vilarejo Yambali, na sexta-feira (24/maio), conforme informado pela OIM (Organização Internacional para as Migrações da ONU).
A agência revisou sua estimativa inicial de mortes, aumentando para 670 o número de pessoas soterradas, devido ao soterramento de cerca de 150 casas.
O chefe da OIM, Serhan Aktoprak, relatou à Associated Press que as autoridades anteriormente projetaram 100 mortes em 60 residências afetadas. Até o momento, apenas cinco corpos foram recuperados, com as vítimas localizadas a profundidades entre 6 e 8 metros.
O deslizamento ocorreu durante a madrugada, surpreendendo os residentes enquanto dormiam, e bloqueando a rodovia de acesso ao vilarejo. Os esforços de resgate estão em andamento, com o uso de helicópteros, embora sob risco devido a deslizamentos de terra contínuos na área.
Equipes de resgate estão atuando na província de Enga, localizada aproximadamente a 600 km da capital de Papua-Nova Guiné, com ênfase na segurança devido aos riscos iminentes de novos deslizamentos.
(Fonte: Gazeta Brasil)