Um dos mais modernos do mundo, equipamento do HB reduz o número de sessões de radioterapia em até 85%
Um dos mais modernos do mundo, equipamento do HB (Hospital de Base) reduz o número de sessões de radioterapia em até 85%. Aparelho emite a radiação com a altíssima precisão, incidindo sobre o tumor com precisão 0,01 milímetro, menor do que a espessura de um fio de cabelo. Assim, a radiação emitida com esta precisão preserva os órgãos sadios ao redor do tumor.
Com investimento de R$ 12,6 milhões, o acelerador linear TrueBeam do HB beneficia muito os pacientes do SUS, que representam mais de 80% do total atendido pelo hospital.
Com importante investimento de R$ 12,6 milhões, o HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto (SP) adquiriu uma das mais modernas tecnologias do mundo para o tratamento de diversos tipos de câncer, o acelerador linear TrueBeam. O equipamento entrou em operação no dia 04/novembro para atender, principalmente, pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Este é o segundo acelerador linear e um terceiro entrará em operação até o início de 2025, consolidando o HB como um dos maiores centros de tratamento oncológico do Brasil.
“Com o TrueBeam e o terceiro acelerador, previsto para chegar em janeiro/2025, iremos quase triplicar o número de pacientes atendidos na radioterapia, passando de 54 para 152 por dia. O Hospital de Base de Rio Preto será, seguramente, um dos maiores centros de tratamento oncológico do país”, afirma Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme – Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, mantenedora do Hospital de Base e de outras unidades nesta cidade, a principal metrópole do noroeste paulista.
Os investimentos nos equipamentos e na infraestrutura do complexo oncológico do HB de Rio Preto foram feitos com recursos dos governos federal e estadual, da Funfarme e de empresas parceiras. Estas mantêm estreito relacionamento com o maior complexo hospitalar do interior paulista através do seu o Departamento de Captação de Recursos, as Alianças Estratégicas.
Entre inúmeros benefícios que oferece à saúde e bem-estar dos pacientes, o TrueBeam permite à equipe médica reduzir em mais de 85% o número de sessões de radioterapia.
O Dr. Renato Affonso Junior, radio-oncologista e coordenador do departamento de radioterapia do HB falou do marco histórico para o hospital com essa nova tecnologia. “É com muita honra, satisfação e orgulho que pudemos proporcionar esse tratamento para a primeira paciente do SUS no TrueBeam. Ela é uma máquina extremamente tecnológica, muito sofisticada, precisa e segura. Certamente uma grande inovação do Hospital de Base que vai beneficiar muitos pacientes do noroeste paulista, do estado e do país. O HB será um centro de excelência muito em breve e hoje marca história na radioterapia nacional”, ressaltou Dr Renato.
Fabricado pela Varian Medical Systems, o TrueBeam é utilizado no tratamento de pacientes com diferentes tipos de câncer, como tumores de pulmão, fígado, rim, mama, ossos, pâncreas, cérebro entre outros.
O equipamento permite aos médicos do Hospital de Base o uso de técnicas avançadas de tratamento de cânceres, como a radioterapia guiada por imagem (IGRT), radioterapia de intensidade modulada de feixe (IMRT), mas com arcos volumétricos modulados (VMAT), radiocirurgia estereotáxica (SRS) e radioterapia estereotáxica extracraniana (SRBT).
“Mesmo em casos em que o movimento dos tumores durante a respiração representa um desafio para nós durante o procedimento, o TrueBeam possui um sistema de avaliação da respiração que nos permite incidir a radiação à área de interesse com enorme precisão”, ressalta o radioterapeuta do HB de Rio Preto.
Esta precisão é possível porque o aparelho conta com mesa robótica capaz de adaptar-se de forma automática aos movimentos e controle detalhado sobre a posição do paciente e o movimento do tumor, o que aumenta a precisão dos tratamentos.
Outro diferencial deste acelerador linear é a tecnologia por imagem, outra grande aliada dos profissionais envolvidos no tratamento. “O TrueBeam nos permite sobrepor a tomografia do paciente com uma nova realizada pelo aparelho, garantindo que as imagens sejam as mais exatas possíveis, contribuindo também para a precisão do procedimento”, explica Dr. Renato.
Além de equipe multiprofissional especializada e altamente capacitada e a moderna tecnologia, os pacientes encontram no Departamento de Radioterapia do Hospital de Base pensando de Rio Preto um ambiente acolhedor, proporcionado por belas imagens de natureza e músicas que transmitem tranquilidade, durante o procedimento.
HB, 2º maior hospital escola do Brasil
O HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto é o maior hospital-escola do país em produção SUS, ligado à Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto), uma das escolas de medicina públicas mais conceituadas do Estado de São Paulo. Com corpo clínico altamente qualificado e médicos reconhecidos nacionalmente, o HB se destaca pela alta tecnologia que oferece aos pacientes, dos quais, mais de 85% são do SUS (Sistema Único de Saúde).
HB o maior produtor SUS do Brasil
Um dos maiores e mais importantes complexos hospitalares do Brasil e instituição de saúde que mais presta atendimentos ao SUS no Brasil, o Hospital de Base de Rio Preto é referência para o atendimento de mais de 1,5 milhão de habitantes dos 102 municípios da região noroeste do Estado de São Paulo, sob a jurisdição do DRS-15 (Departamento Regional de Saúde de Rio Preto).
A Funfarme de Rio Preto é referência em neurocirurgia pediátrica e de adulto, transplante de medula óssea pediátrico e de adulto, obstetrícia e cirurgias gerais de crianças, em especial, oncológicas e cardíacas. Um de seus centros de saúde, o Hospital de Base de Rio Preto é hospital escola da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), uma das mais conceituadas instituições de ensino médico do país.
A Funfarme é uma fundação filantrópica ligada à Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto) e reúne o HB (Hospital de Base), o HCM (Hospital da Criança e Maternidade), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro, a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro.
Também estende sua atuação na gestão de outras unidades, incluindo a unidade Lucy Montoro e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Fernandópolis, o Hemonúcleo de Catanduva e unidades de teleatendimento e consultorias remotas.
(Fonte: Assessoria de Imprensa do HB)