Vereador de Ubarana suspeito de tentar matar o irmão é preso por maus-tratos à cadela

João Carlos Martins, vereador em Ubarana (SP) é investigado por uma tentativa de homicídio contra o próprio irmão, foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (26/março), por maus-tratos a um animal. O caso foi descoberto durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão relacionado à tentativa de assassinato, ocorrida no dia 16/março.
Martins é suspeito de ter disparado seis vezes contra seu irmão, identificado como “Miro”, durante uma discussão motivada por desavenças políticas. Um dos tiros, efetuado com um revólver calibre .22, atingiu o rosto da vítima, que precisou ser socorrida ao Hospital de Base de Rio Preto.
De acordo com o boletim de ocorrência, na manhã desta quarta-feira, durante as diligências para localizar a arma do crime, os policiais encontraram uma situação de maus-tratos envolvendo uma cadela, em uma edícula ao lado da casa do parlamentar.
No local, foi encontrado um cão de grande porte, chamado “Pandora”, preso por uma corda amarrada ao teto e limitada por uma corrente curta. O animal estava dentro do porta-malas de um veículo deteriorado, sem acesso a comida e com um balde sujo contendo água misturada com lama.
A equipe constatou que a cadela estava extremamente magra, com várias feridas pelo corpo e dificuldades para se locomover. Segundo os policiais, a situação era de visível sofrimento e negligência. A esposa do vereador soltou o animal que, mesmo debilitado, não demonstrou agressividade.
Questionado sobre o estado da cadela, João Carlos afirmou que o animal era “bravo” e que as feridas seriam resultado de uma picada de cobra, já em tratamento veterinário. No entanto, o vereador não apresentou qualquer documentação ou carteirinha de vacinação do animal, alegando apenas que o veterinário responsável poderia enviar informações posteriormente.
Diante da situação, a Coordenadoria de Meio Ambiente do município foi acionada e enviou uma representante à delegacia para tomar as providências cabíveis. A mulher do vereador se comprometeu a cuidar do animal e a providenciar as condições adequadas de alimentação, abrigo e tratamento.
O vereador foi preso em flagrante por maus-tratos de animais e encaminhado à delegacia de polícia de Ubarana para as medidas legais. Apesar da gravidade do caso, ele não precisou ser algemado durante a condução.
O caso seguirá sendo investigado tanto pelo crime de tentativa de homicídio quanto pelos maus-tratos à cadela.
(Fonte: Jornal Dhoje Interior/Danielle Molnar)